Ninho estava instalado em placa de sinalização

Um ninho de bem-te-vis (Pitangus sulphuratus) que estava correndo risco de cair no km 430 da BR-163/MS, periferia de foi trocado de lugar para salvar os filhotes. A translocação foi feita pela CCR MSVia e permitiu transferir o ninho de um pórtico de placa de sinalização aérea, para uma árvore às margens da rodovia. 
 
Conforme a assessoria de imprensa da concessionária, a operação foi necessária, pois os filhotes poderiam cair na pista de rolamento. “Estudamos a possibilidade de isolar a estrutura e deixar o ninho no local. Mas, quando o filhote iniciasse o treino para voo, poderia cair na pista, correndo o risco de ser atropelado”.
 
A opção foi translocar o ninho para uma árvore próxima à estrutura da placa, de maneira a que os pais pudessem identificar a mudança e continuassem a cuidar do ninho, que agora é observado por técnicos contratados pela CCR MSVia, uma veterinária e um biólogo.

Araras

Uma operação para eliminar o risco de acidente no local de reprodução da arara-canindé foi realizada na última quarta-feira (21) pelo Instituto Arara Azul. Os dois ninhos situados na região do Parque Linear do Segredo, passaram por um manejo diferente. A ação retirou as cintas metálicas que ligam duas palmeiras, que são abrigo de dois filhotes da espécie. As aves tem aproximadamente uma semana de vida e pesam 50 gramas.