Dilma e ministros estão espalhados pelo país para ação

O prefeito Alcides Bernal (PP) recebeu na manhã desta sexta-feira (19) a ministra do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Tereza Campello, para ações especiais de combate ao que integram o  Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika.

A uma plateia formada por em sua maioria por crianças, alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) o prefeito revelou que vai lançar uma ‘Patrulha Ambiental' com motos e carros para notificar proprietários que não cuidam dos terrenos.

“Prefiro ser criticado pelos sugismundos oportunistas, do que deixar a cidade como está”, discursou Bernal aos alunos da escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, no Bairro Noroeste.

Segundo o progressista, a patrulha tem o objetivo de conscientizar a população, mas fará um aviso de limpeza aos proprietários e quem não cumprir poderá ser multado com valores que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.  “Alguns vão dizer que é uma indústria da multa”, falou Bernal.

Já a ministra Tereza Campello, que assim como a presidente Dilma Rousseff (PT) e mais 24 ministros, estão em todo o país para a Mobilização foi mais didática com os alunos. À exemplo de sua chefe, ela também usou o termo ‘mosquita' em seu discurso na Capital.

Segundo ela, de cada 10 focos de larvas do mosquito, oito estão dentro das casas. “Fica na latinha, no lote, no saquinho jogado fora”, disse Tereza. Segundo ela, cada ‘mosquita' pode pôr até 400 ovos. “Já pensou se a mãe de vocês tivesse tantos filhos assim”, brincou a ministra.

A campanha tem o objetivo de desenvolver ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da , Zika e Febre Chikungunya. As ações vão envolver professores, diretores, alunos, pais de alunos e comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino.

Comitiva

Além de Tereza Campello, a comitiva de representantes do Governo Federal tinha a secretária nacional de assistência social, Ieda Castro, e o secretário nacional da educação básica, Manuel Pacífico, além de seus respectivos assessores.