Antropólogo recebe ameaça e MPF pede investigação à Polícia Federal
Nome dele foi falsamente vinculado a estudos demarcatórios na região
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nome dele foi falsamente vinculado a estudos demarcatórios na região
O MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) pediu à Polícia Federal na terça-feira (15) abertura de inquérito para investigar supostas ameaças ao antropólogo e professor Levi Marques Pereira. O nome dele foi falsamente vinculado a estudos antropológicos de áreas em Dourados, e divulgado junto a proprietários rurais e empresa de segurança.
O professor compareceu ao MPF em Dourados para prestar informações, relatando que, nos dias anteriores, um ‘carro estranho’ havia rondado a sua casa e que também havia sido informado que “os proprietários rurais estavam muito bravos porque supunham que (ele) havia feito os estudos antropológicos referentes a área recentemente ocupada por indígenas”, na borda da reserva de Dourados, próxima ao anel rodoviário do município.
Ele declarou ainda não ter participado dos estudos antropológicos na região, no entanto, “pouco adiantaria procurar os interessados, especialmente no estado de exaltação” em que se encontravam.
Outros dois servidores da instituição de ensino também prestaram declaração ao Ministério Público Federal, confirmando o que foi dito pelo professor e acrescentando que haviam sido informados que os proprietários rurais “estavam se armando”.
Mortes de indígenas
Mato Grosso do Sul é o estado com os mais graves conflitos fundiários entre indígenas e proprietários rurais. Somente no ano passado, 25 mortes de indígenas foram atribuídas ao conflito. Em 2013, após a morte do terena Oziel Gabriel durante reintegração de posse, o governo federal instituiu mesas de negociação entre proprietários, indígenas e instâncias governamentais. As negociações, contudo, não avançaram, ao contrário do conflito, que recrudesce cada vez mais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.