Eleição é realizada neste domingo (4)

A votação para escolha dos 15 conselheiros tutelares de que acontece neste domingo (4) está provocando tumulto nas escolas por falta de organização. Segundo as pessoas que participação da votação, a espera pode durar até duas horas.

Outro problema relatado é a falta dos nomes da escola que seria a zona eleitoral. Lincon Bordado, de 71 anos, está a caminho da terceira escola para ver se o seu nome consta no local para que ele possa votar.

A votação por cédula também é uma das causas da demora. Na Escola Santos Dumont, na Vila Palmira, mais de 50 pessoas aguardam o momento da votação.

Laís Bordado, de 32 anos, passou 20 minutos no local e viu muita gente desistir de votar só ao ver a fila. “São três mesários e uma única urna na sala. Até agora a fila não andou”, reclamou.

Renildo Batista, de 58 anos esperava há uma hora e meia. “Não tem como atender gente de 20 bairros. É um absurdo”.

A equipe de trabalho da Prefeitura que estava no local informou que o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) não liberou as urnas eletrônicas para a votação e que, por segurança, eles escolheram utilizar as cédulas.

A pouca quantidade de seções, 31 ao todo, se deve também a autorização do Tribunal, que estipula quantas devem ser liberadas, segundo informou a Prefeitura.