mais do que o acumulado do mês nesta segunda

Um leitor conseguiu filmar o momento exato da queda do pé de ingá, no canteiro central da Avenida Afonso Pena, por voltas das 11h30 desta segunda-feira (26), durante a chuva forte que atingiu a Capital.

 

 

A queda da árvore chamou atenção de quem passava pelo local, mas não atrapalhou o trânsito. Funcionários e clientes de um posto de combustíveis próximo lembraram que a árvore já havia sido afetada pela chuva passada, e que eles temiam que ela caísse. “Foi uma sorte não cair na pista da avenida”, afirmou Henrique Vieira.

O empresário Osmar Martins estava no lugar e afirmou que percebeu quando o tronco da árvore começou a cair. Segundo os dois, da vez anterior, no começo do mês, a Prefeitura enviou equipe até o local, mas foi feito apenas um corte ao meio do tronco.

Por volta das 15h30 uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para fazer a retirada dos galhos e desobstruir a ciclovia. Durante a operação foi possível perceber a quantidade de cupins na árvore, que possivelmente motivaram a queda.

A chuva chegou a Capital depois quase duas semanas, derrubando a temperatura em mais de 10 ºC e superando o acumulado do mês, que até o último registro, em 21 de outubro, era de 15,22 milímetros. Quanto ao calor, no domingo os termômetros marcavam pelo menos 30 ºC na Capital, e nesta segunda a média é de 21 ºC.

Mais chuva

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica mais chuvas durante a semana. Na terça-feira novas áreas de instabilidade devem ocasionar pancadas de chuva com trovoadas, principalmente no sudoeste, sul e leste do estado.

Entre quarta e quinta-feira a instabilidade diminui, mas ainda deve chover em algumas regiões durante a tarde. Na sexta-feira as pancadas de chuva voltam com força, motivadas pelas calor e umidade relativa do ar.