Bloqueio ocorre entre Nova Alvorada e Anhanduí

Integrantes do movimento sem-terra bloquearam na manhã desta terça-feira (29), a BR-163, no KM 394, entre Anhandui e Nova Alvorada do Sul, a aproximadamente 100 quilômetros de . De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), há congestionamento de dois quilômetros, nos dois sentidos da pista, sem previsão de liberação. Os sem-terra já haviam prometido o bloqueio na segunda-feira (28).

Os manifestantes estão utilizando madeira e pedras para bloquear o trânsito. Uma equipe da PRF se desloca ao loca. 

Ocupação

Integrantes dos movimentos sociais FNL (Força Nacional de Luta), MAC (Movimento de Agricultura Camponesa), MAF (Movimento de Agricultura Familiar) e MSTB (Movimento Brasileiro), ocuparam no fim da tarde da segunda, uma propriedade localizada no km 395 da BR-163 em Nova Alvorada do Sul.

De acordo com dados registrados no Incra, em Mato Grosso do Sul existem 189 assentamentos e 47 acampamentos cadastrados. Ao todo, 25 mil famílias esperam para que sejam assentadas no Estado.

Os grupos fazem várias reivindicações, entre elas, a aceleração da reforma agrária, liberação de verba para assentamentos em Mato Grosso do Sul e reestruturação e manutenção de rodovias a fim de melhorar o escoamento de produções. No último dia 21, eles ocuparam uma propriedade Sonho Real, distante 24 quilômetros de Terenos.

O mesmo grupo também participou da ocupação da sede do  Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no dia 15 de dezembro, onde ficou por 24 horas. Os sem-terra deixaram o local, prometendo novas ocupações.