Técnicos do Imasul vão vistoriar barragem de minério em Corumbá

Trabalho será feito em dois dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trabalho será feito em dois dias

Seis técnicos do (Imasul )Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul vão vistoriar preventivamente na segunda (7) e terça-feira (8) as barragens que armazenam resíduos minerais no Maciço do Urucum, em Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande. 

A equipe é composta por fiscais ambientais do quadro de servidores do Imasul, com formação e atuação em Engenharia Civil, Agronomia, Química e Biologia. Conforme o governo do Estado, o objetivo é coletar todas informações necessárias para tranquilizar a população do perímetro urbano da região e resguardar o Pantanal.

A saída de Campo Grande será na manhã desta segunda-feira (7). Por volta das 12 horas a equipe do Imasul se reúne com funcionários e diretoria da Vale no escritório da empresa em Corumbá, para apresentação da mineradora sobre o histórico e situação das barragens, atendimento à legislação do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) e Meio Ambiente.

Nas barragens, a fiscalização terá início pela estrutura que for considerada de maior categoria de risco e dano potencial associado. O trabalho será feito em duas etapas, na tarde de segunda e manhã de terça-feira (8), em todo o corpo das barragens para identificar as características ambientais (áreas sensíveis, áreas protegidas), população, cursos de água, entre outros.

O resultado das verificações será divulgado pelo Imasul somente após a finalização dos relatórios e análises que serão feitas pelos fiscais.

Conteúdos relacionados

agricultura
gasolina
prefeitura