Suspeitos de tentativa de fraude no ENEM em MS já estão na mira da PF

Provas serão aplicadas neste final de semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Provas serão aplicadas neste final de semana

A PF (Polícia Federal) reforçou em nota que vai atuar na fiscalização das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo final de semana (24 e 25 de outubro), e também destacou que já está com levantamentos de pessoas suspeitas, que possam tentar burlar as provas em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a nota, caso algum participante, seja ele fiscal ou candidato, apresente comportamento suspeito e seja comprovada a fraude, eles serão presos e autuados em flagrante delito.

O levantamento foi feito a partir de uma fiscalização previa, onde foram realizados o cruzamento de dados, tanto dos candidatos quanto dos fiscais que vão acompanhar a aplicação das provas em 2015.

A força tarefa tem por objetivo inibir fraudes, como a que aconteceu em 2009, obrigando o Ministério da Educação (Mec) a cancelar a aplicação da prova, e mais recentemente em 2014, quando o tema da redação foi divulgado para estudantes do Piauí.

De acordo com informações da PF de Pernambuco, em 2015 todos os candidatos terão que passar pelo detector de metais, inclusive nos banheiros, para evitar o uso do celular. Também haverá o monitoramento das redes sociais para identificar perfis de pessoas que eventualmente postarem fotos das provas.

Os esquemas de segurança e operacionalização do Enem serão coordenados no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. As rotas de distribuição das provas foram planejadas pelos Correios e homologadas pelas forças de segurança que darão apoio na distribuição dos 30.435 malotes de provas. 

Vazamento

Neste domingo (18) imagens com as capas das provas rosa e azul, assim como o possível tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 circularam pelas redes sociais. De acordo com o site Diário Pernambucano, o “vazamento” das informações é referente a prova que será aplicada no próximo final de semana, 24 e 25 de outubro, em todo o país.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) negou a veracidade das imagens ao site, dizendo que as fotos passaram por análise técnica e não se tratam da prova do Enem 2015. O tema da redação: “os benefícios e os malefícios da terceirização”, também foi descartado pelo instituto.

Inep descartou a veracidade das imagens

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

oab