Suspeita de zika vírus é notificada em paciente na UPA Vila Almeida

Resultado de exame será concluído em até 20 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Resultado de exame será concluído em até 20 dias

Conforme o secretário Municipal de Saúde Pública, Ivandro Fonseca, um paciente com suspeita de zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty, foi notificado nessa segunda-feira (30), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, localizada na região oeste de Campo Grande.

A unidade conta um um posto de coleta e monitoramento do zika vírus e segundo o chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o paciente passou por exames e o resultado deve ser concluído entre 15 e 20 dias.

“Ele fez coleta e agora temos de aguardar o resultado dos exames”, afirma. O secretário não passou informações mais detalhadas a respeito do paciente e seu estado de saúde. Até o momento nenhum caso de zika vírus foi confirmado em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário, no Dia D de Combate à dengue, programado para a próxima sexta-feira (4), será realizada uma blitz educativa na área central da capital, entre as ruas 25 de Dezembro e 15 de Novembro e Mercado Municipal. O objetivo é chamar a atenção para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da febre chikungunya e zika vírus.

“Minha preocupação agora é com a dengue. Nos últimos três dias foram notificados 58 casos e temos está suspeita de zika notificada ontem. Vamos trazer para a UPA Vila Al meida 30 novos leitos de hidratação, além de aumentar o atendimento de 3º turno também nas unidades de saúde Dr. Albino Coimbra Filho, no Santa Carmélia e Dra. Eleonora Moura Quevedo Gomes, Silvia Regina”, ressalta.

No último sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste, onde 400 bebês foram detectados com a doença e outras formações congênitas. Amostras de sangue e tecidos identificaram a presença do zika vírus.

Estudos sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. De acordo com o Ministério da Saúde, em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gestação.

Zika Vírus –

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti. Os sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas, semelhantes à dengue, porém, mais brando. No Brasil já foram registrados mais de 1.248 casos notificados em 311 municípios de 14 Estados.

 

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados