Suspeita de zika vírus é notificada em paciente na UPA Vila Almeida

Resultado de exame será concluído em até 20 dias
| 01/12/2015
- 18:22
Suspeita de zika vírus é notificada em paciente na UPA Vila Almeida

Resultado de exame será concluído em até 20 dias

Conforme o secretário Municipal de Saúde Pública, Ivandro Fonseca, um paciente com suspeita de vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty, foi notificado nessa segunda-feira (30), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, localizada na região oeste de Campo Grande.

A unidade conta um um posto de coleta e monitoramento do zika vírus e segundo o chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o paciente passou por exames e o resultado deve ser concluído entre 15 e 20 dias.

“Ele fez coleta e agora temos de aguardar o resultado dos exames”, afirma. O secretário não passou informações mais detalhadas a respeito do paciente e seu estado de saúde. Até o momento nenhum caso de zika vírus foi confirmado em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário, no Dia D de Combate à , programado para a próxima sexta-feira (4), será realizada uma blitz educativa na área central da capital, entre as ruas 25 de Dezembro e 15 de Novembro e Mercado Municipal. O objetivo é chamar a atenção para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da febre chikungunya e zika vírus.

“Minha preocupação agora é com a dengue. Nos últimos três dias foram notificados 58 casos e temos está suspeita de zika notificada ontem. Vamos trazer para a UPA Vila Al meida 30 novos leitos de hidratação, além de aumentar o atendimento de 3º turno também nas unidades de saúde Dr. Albino Coimbra Filho, no Santa Carmélia e Dra. Eleonora Moura Quevedo Gomes, Silvia Regina”, ressalta.

No último sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste, onde 400 bebês foram detectados com a doença e outras formações congênitas. Amostras de sangue e tecidos identificaram a presença do zika vírus.

Estudos sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. De acordo com o Ministério da Saúde, em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gestação.

Zika Vírus –

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti. Os sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas, semelhantes à dengue, porém, mais brando. No Brasil já foram registrados mais de 1.248 casos notificados em 311 municípios de 14 Estados.

 

 

Veja também

Candidatos ainda receberão certificado e auxílio alimentação e transporte de R$ 640

Últimas notícias