Na terça, empresário foi preso em ação para combater focos do mosquito

O fumacê, como é popularmente conhecido o inseticida utilizado para o combate do mosquito Aedes aegypti, está ‘meio sumido’ de alguns bairros de . Leitores do Jornal Midiamax relatam que não têm visto o carro da  Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). 

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o critério estabelecido é passar primeiro nos bairros com maiores índices no Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) e depois, nas regiões que começaram a apresentar crescimento dos casos de suspeita de

Na manhã da terça-feira (15), a Prefeitura deu início à uma ação com a Polícia Civil para entrar em casas desocupadas e em que os moradores não deixavam os agentes comunitário de saúde verificar se há focos de mosquito. O dono de uma loja de conveniência acabou preso quando os agentes localizaram foco no estabelecimento.

Ainda conforme a Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (16), não foram realizadas ações similares, pois estava sendo feito planejamento das ações. Sumido de alguns bairros, fumacê está nas regiões com maior infestação de Aedes

Somente até as 11 horas desta quarta, foram notificados 10 casos de dengue, sendo cinco na Upa Vila Almeida e cinco na Universitário. De acordo com a Sesau, do dia 27 de janeiro a 15 de dezembro foram 9.447 mil notificações deste total, 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença. Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 97 notificações, com dois casos confirmados (importados).

Quanto ao vírus, o levantamento feito pela Sesau até essa terça-feira (15.12) revela 152 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado. Os dados de notificação das doenças são atualizados todas as terças-feiras pela Sesau.

Hospital de campanha

Conforme a Prefeitura, os dois hospitais de campanha do Exército Brasileiro que foram montados nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento) do Vila Almeida e do Universitário já estão aptos para receber pacientes acometidos com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O UPA Vila Almeida começa a funcionar na tarde desta quarta-feira (14) e a do Universitário está funcionando desde o inicio da manhã e já abrigou dois pacientes. 

A expectativa é de que somente os pacientes que precisam de hidratação serão atendidos no hospital de campanha, caso as unidades de saúde esteja sem vagas para a hidratação intravenosa. Para combater a epidemia de dengue, foi aberto o terceiro turno – durante o qual o médico atende das 17h até as 21 horas- em 10 unidades de saúde, além do relançamento da equipe móvel que irá atender as unidades que estiveram super lotadas em função da epidemia.