Sindicato denuncia desrespeito a horário de fim de ano no centro da Capital

Funcionários são obrigados a arrumar loja depois do expediente 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Funcionários são obrigados a arrumar loja depois do expediente 

O comércio da área central de Campo Grande está funcionando até às 22 horas. A abertura especial para o fim de ano, que começou na segunda-feira (14) e segue até o dia 23, já está causando transtornos. É que muitas empresas, segundo o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), estão forçando os funcionários a ficarem mais tempo nas lojas para deixar tudo arrumado.

Fiscalização do Sindicato realizada na noite de ontem (14) apontou que muitos funcionários estão reclamando do horário especial. Eles estão trabalhando até mais tarde para deixar tudo organizado na loja.

Um comerciário reclamou que está ficando entre uma e duas horas a mais na loja para arrumar o estoque e deixar tudo organizado para a manhã seguinte. Outra comerciária denunciou que eles não podem sair antes de organizar tudo.

“Nós vamos estar fiscalizando até as vésperas do Natal, vendo se os lojistas estão cumprindo o horário que foi colocado na negociação”, afirma o diretor-presidente do SECCG, Idelmar da Mota Lima. Segundo ele, a jornada de trabalho é de oito horas, e “tudo que exceder é hora extra”.

Todas as denúncias foram apuradas e levadas a conhecimento da direção da empresa. O sindicato pediu que o horário de liberação dos empregados fosse respeitado. Os lojistas que tiveram novas irregularidades nesse período serão denunciados ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e MPT (Ministério Público do Trabalho).

De acordo com o consultor sindical Fernando Camilo, que representa os Sindicatos patronais, até o momento o SECCG não entrou em contato. “Até o momento não recebemos reclamação neste sentido. Normalmente, quando recebemos a reclamação do Sindicato dos Empregados nós ouvimos, e repassamos a empresa. É feita uma intervenção, intermediamos essa reclamação para evitar que a empresa seja autuada. Casos como esses já foram levantados no ano passado, mas a empresa normalmente tem uma justificativa”, afirma.

Os funcionários que não receberem hora extra ou tiverem qualquer tipo de problema deve denunciar ao sindicato para que as devidas providências sejam tomadas.

Na véspera de Natal, o comércio vai funcionar até às 18h e, no dia 31 até às 16 horas. Nos shoppings e centros comerciais localizados nos hipercenters, o comércio no dia 24 vai das 9h às 19 e no dia 31, até às 18 horas. Os shopping centers devem ficar abertos até às 23 horas no período de 17 a 23 de dezembro.

Conteúdos relacionados