Seis bairros da Capital serão vistoriados contra o Aedes nesta quinta

Mais de 2 mil imóveis estão na mira da força-tarefa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 2 mil imóveis estão na mira da força-tarefa

A força-tarefa da Prefeitura e Polícia Civil para vistoriar imóveis fechados, vai passar por cinco bairros da região norte e no Centro e de Campo Grande, nesta quinta-feira (17). Santa Fé, Jardim Autonomista, Anache, Vila Boa Vista e Giocondo Orsi devem receber a visita dos agentes. 

Mais de 2 mil imóveis estão na mira da força-tarefa. Por um sistema de rastreabilidade, a Prefeitura chegou a conclusão que 400 desses imóveis estavam em regiões com maior índice do mosquito Aedes aegypti. Conforme a programação, cerca de 40 casas devem ser visitadas por dia, entre elas, pelo menos dez que estão fechadas ou em locais onde os proprietários não deixavam entrar. A estimativa é de que o trabalho seja concluído até abril de 2016. 

Após a fiscalização, os proprietários serão notificados e podem ser multados com valores entre R$ 1800 a 7 mil, podendo custar o dobro em caso de reincidência. Além da notificação e da multa, o caso será encaminhado à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) e os proprietários podem responder judicialmente. 

Conforme Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), do dia 27 de janeiro a 15 de dezembro foram 9.447 mil notificações deste total, 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença. 

Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 97 notificações, com dois casos confirmados (importados). Quanto ao zika vírus, o levantamento feito pela Sesau até essa terça-feira (15.12) revela 152 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado. 

Os dados de notificação das doenças são atualizados todas as terças-feiras pela Sesau.

Conteúdos relacionados