Índios caiapós foram os primeiros habitantes do Município

comemora 62 anos de emancipação política nesta quarta-feira (16). De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os índios caiapós foram os primeiros habitantes das terras que hoje constituem o município.

No século XVII, surgiram os bandeirantes que penetraram pelo varadouro existente entre o Rio Pardo e o Ribeirão Camapuã, seguindo pelo Rio Coxim chegaram ao Taquari, em busca das terras dos caiapós. 

As terras do atual município permaneceram inabitadas até o ano de 1885, quando aí se instalou Américo de Souza Brito, que adquirira por compra, ao Estado, extensa faixa de terra situada à margem direita do Rio Verde. Ele tinha a intenção de se dedicar à pecuária, mas acabou vendendo a maior parte de suas terras e Antônio Vitorino da Costa, que instalou a fazenda Campo Alegre. 

Com a chegada de novos migrantes e suas famílias e a consequente abertura de novas fazendas de gado e de agricultura de subsistência, teve início a constituição do novo núcleo humano que hoje se constitui na cidade de Rio Verde de Mato Grosso. 

Rio Verde de Mato Grosso, que durante algum tempo se chamou Coronel Galvão, recebeu o nome  em virtude de um curso de água que banha a sede municipal e tem essa denominação. O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o Município de Rio Verde, no Estado de Goias.