MS terá centros em Corumbá e

Autoridades se reuniram quinta-feira (25) para tratar da construção dos Centros de Atendimento à Mulher da em MS. O projeto dá continuidade do programa Mulher Viver Sem Violência do Governo Federal. 

A reunião ocorreu no Tribunal de Justiça de MS, e contou com a participação do Des. Ruy Celso Barbosa, coordenador Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

De acordo com as diretrizes do programa, nas fronteiras secas do Brasil serão construídos sete centros de atendimento às mulheres em situação de violência. Em Mato Grosso do Sul, os centros serão em Ponta Porã e Corumbá, os demais serão em Bonfim (RR), Brasiléia (AC), Jaguarão (RS), Santana do Livramento (RS) e Tabatinga (AM).

O encontro com representantes do Ministério Público, Defensoria, Policiais Civil e Militar, além de representantes do Poder Executivo Federal e Estadual, serviu para as tratativas de implantação dos Centros nas cidades de Ponta Porã e Corumbá, que fazem fronteira seca com Paraguai e Bolívia. A intenção é construir um Centro especializado no combate à violência doméstica contra a mulher, com foco também no combate ao tráfico internacional de mulheres.

Pela proposta, o local terá estrutura semelhante à Casa da Mulher Brasileira, com atendimento psicossocial, delegacia, encaminhamento a emprego e renda, Defensoria Pública, Ministério Público e serviços do Judiciário.