Reforma da UPA Vila Almeida sobrecarrega atendimento na Coronel Antonino

Pacientes dizem que aguardavam por atendimento há horas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pacientes dizem que aguardavam por atendimento há horas

Com a UPA Vila Almeida em reforma, os pacientes sofrem com a longa espera para serem atendidos na UPA Coronel Antonino nesta segunda-feira (30). Populares relataram estarem desde as 9 horas aguardando atendimento no local.

“Desde que cheguei com minha mãe tem cerca de 70 pessoas. A maioria ainda não foi atendida”, revela leitora do Jornal Midiamax, que optou por não ser identificada. Segundo a jovem, a informação que corre na unidade de saúde é que há apenas um enfermeiro para triagem e que a demanda está alta por conta da reforma na UPA Vila Almeida.

Prazo estendido

A UPA Vila Almeida, que entrou em reforma na última quinta-feira (26), estava atendendo apenas casos de urgência/emergência. A previsão inicial era que a reforma durasse até domingo (29), mas o prazo foi alterado e estendido até quarta-feira (1°).  A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estendeu novamente o prazo nesta segunda, até o fim da semana.

Pacientes que precisam de atendimento devem procurar outras unidades até a conclusão das obras. Na semana passada, moradores da região desavisados sobre a reforma foram à unidade e tiveram que ser direcionados para outras unidades de saúde. Enquanto isso, apenas o setor de emergência funciona normalmente.

Por dia, ainda de acordo com a gerente, passam pela UPA Vila Almeida em torno de 600 pacientes. Os profissionais que trabalham na unidade foram realocados temporariamente para outras unidades, já que estas terão aumento de demanda.

Outro lado

De acordo com a Sesau, o fluxo está normal e a demora é reflexo da reforma na UPA Vila Almeida. A Secretaria destacou que segunda-feira é um dos dias em que as unidades de saúde costumam ter demanda 30% maior que os outros dias e que, com isso, é normal que pacientes das áreas azul, amarela e verde aguardem um pouco mais para serem atendidas.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as informações pelo WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.

Conteúdos relacionados