Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ranking coloca Campo Grande como 9ª melhor cidade do Brasil

Capital perde para Curitiba, mas aparece 30 posições à frente de Cuiabá
Arquivo -

Capital perde para Curitiba, mas aparece 30 posições à frente de Cuiabá

Campo Grande é a nona melhor cidade do Brasil. É o que aponta o levantamento Melhores Cidades do Brasil, ranking inédito lançado este ano pela Revista Isto É.

A Capital sul-mato-grossense perde para Curitiba (PR), avaliada como o melhor entre 5.565 municípios avaliados, Joinville (SC), (MG), Maringá (PR), Caxias do Sul (RS), Santos (SP), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) – a maior do País, (SP), é a 31ª. E, para não deixar a histórica – e por vezes pitoresca – disputa ‘caseira’, Campo Grande ficou 30 posições à frente de Cuiabá (MT).

O ranking foi elaborado pela Editora Três e pela agência de classificação de risco de crédito Austin Rating. Segundo a revista, para chegar aos resultados foi criado o IISD (Índice de Inclusão Social e Digital), analisando 212 indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais, de modo a “hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes”.

Ranking coloca Campo Grande como 9ª melhor cidade do BrasilAs informações desses 212 indicadores foram obtidas por meio de chamadas fontes primárias públicas, como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), STN (Secretaria do Tesouro Nacional), Datasus, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre outras. O desempenho dos municípios foi analisado tanto considerando um determinado momento, como pela evolução do indicador entre 2004 e 2014.

O destaque para Campo Grande foi no aspecto econômico. A cidade figura em primeiro lugar no ranking geral neste quesito, o mesmo ocorrendo com relação a padrão de vida – é a oitava em mercado de trabalho.

Por outro lado, é a 50ª nos indicadores sociais. Nesta área, a pior avaliação foi sobre habitação, 49ª posição entre as cidades de grande porte, e 35ª em responsabilidade social.

Quem é o prefeito?

A divulgação do ranking, pela Isto É, ocorreu em meados de setembro. No entanto, ao registrar detalhes sobre Campo Grande, em texto intitulado “Pujança no centro do País”, quem falou à reportagem foi Gilmar Olarte (PP), na condição de prefeito – ele foi afastado no cargo em 25 de agosto, mesmo dia em que Alcides Bernal (PP) teve decisão judicial favorável para reassumir o Executivo municipal.

“Nosso principal objetivo é crescer como uma capital segura, ‘ideal para criar os filhos’, como muitos dizem, e ainda assim evoluindo economicamente, por meio do desenvolvimento de setores que ainda têm grande espaço para crescer, como a indústria”, disse à revista o agora vice-prefeito afastado do cargo de prefeito.

Segundo a publicação, Campo Grande enfrenta atualmente o desafio da transição de uma cidade média para uma capital de grande porte. Destaca que a população se multiplicou por cinco dos anos 70 para cá, crescimento acompanhado no aspecto econômico.

Interior

Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados aparece em 67ª no ranking geral e em 10ª considerando os municípios de médio porte. Ainda entre as médias, é a 1ª em indicadores fiscais e 24ª em qualidade de vida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande discute plano nacional de arborização e foca em levar árvores às periferias

Nova ferramenta digital em Dourados promete agilizar ao atendimento ao contribuinte

Corte de gastos vai garantir credibilidade para receber recursos da União, diz Fabio Rocha

Adolescente invade escola e ataca crianças a faca no Rio Grande do Sul; dois ficam feridos

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Homem procura ajuda em hotel após ser espancado em MS

Últimas Notícias

Famosos

Após falência, Diego Hypólito revela como perdeu R$ 10 milhões: ‘Surreal’

Diego Hypólito deu detalhes de o que aconteceu para que perdesse R$ 10 milhões em patrimônio em poucos meses; saiba detalhes da situação

Polícia

Quatro são presos em MS em operação contra grupo criminoso que transportava drogas em voos comerciais

Foram cumpridos 10 mandados em Mato Grosso do Sul

MidiaMAIS

Vai passar na sua cidade? Libertada de cativeiro, elefanta de 44 anos atravessa Mato Grosso do Sul

Gigante tem feito paradas em postos de gasolina no Estado. Ela esteve em Campo Grande na manhã desta terça (8). Você viu?

Sem Categoria

Motociclista é flagrado com skunk que seria revendido em aldeia de Caarapó

Droga foi apreendida pelos agentes do DOF durante abordagem em Aral Moreira