O Dicionário agrupa escritores de vários países

O Dicionário Crítico de Gênero, organizado pelos professores Losandro Antônio Tedeschi e Ana Maria Cooling, foi lançado na 61ª Feira Internacional do Livro em Porto Alegre (RS), no último dia 06. Além de uma tarde de autógrafos e entrevistas, os organizadores também participaram de debate no Espaço Santander Cultural sobre a obra coletiva.

O Dicionário agrupa escritores de vários países, comprometidos com a visibilidade e a consolidação dos estudos de gênero e sexualidades. O livro reúne 148 verbetes em ordem alfabética, conceituando temas como feminicídio e homofobia. Entre pesquisa, análise e formatação, foram gastos quatro anos de trabalho para a conclusão da obra.

O Dicionário Crítico de Gênero foi lançado pela Editora pela primeira vez em julho deste ano, durante evento da Associação Nacional de História realizado em Florianópolis. A obra também já havia sido lançada anteriormente em Minas Gerais, em setembro, durante o III Seminário de História e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Maria Colling é doutora em História e especialista nos estudos de gêneros. Atualmente é professora visitante sênior pela Capes na Universidade Federal da Grande (UFGD). Losandro Antônio Tedeschi é doutor em História e professor da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História na UFGD. Coordena a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” e o Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (Leghi).​