Professores da UFMS vão fazer manifestação no aniversário da Capital

Categoria também deve fazer panfletagem no dia 27

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Categoria também deve fazer panfletagem no dia 27

Os professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em grave há mais de 60 dias, devem fazer uma manifestação na próxima quarta-feira (26), aniversário de Campo Grande. A concentração está prevista para as 9 horas na Praça do Rádio Clube, com objetivo de conscientização da população. 

De acordo com o  José Carlos da Silva, presidente da Adufms (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a categoria também deve fazer manifestações nos dias 27 e 28. O presidente da Adufms diz que os professores vão se organizar para aumentar a mobilização, intensificar o movimento de greve para pressionar o ministro da Educação, com objetivo de que o MEC (Ministério da Educação) dialogue com as entidades.

“Nossa categoria esta disposta a negociar. Não só os professores, mas também o fórum dos servidores públicos federais. Por isso, estamos nos organizando nos Estados, nas capitais e no Distrito Federal”, diz.

O governo Federal deve encaminhar uma proposta de orçamento para o Congresso até o fim deste mês, mas segundo José Carlos, a categoria já considera a possibilidade da prorrogação do prazo até setembro. No dia 27, os professores vão participar de uma mobilização nacional, em Campo Grande, a mobilização está marcada para as 9 horas, no cruzamento da Avenida Afonso Pena, com a Rua 14 de Julho.

“Vamos nos reunir e levar as reivindicações à sociedade”. Entre as reivindicações da categoria está a definição de uma data-base, reestruturação da carreira, defesa da autonomia da universidade e o reajuste, que os docentes não aceitam o parcelamento em quatro vezes.

Greve

Os profissionais reivindicam reajuste de 27%, e reestruturação da carreira com progressão funcional entre um nível profissional e outro.

Em todo o Estado são aproximadamente 17 mil acadêmicos, sendo 8 mil em Campo Grande. Mato Grosso do Sul ainda conta com universidades federais em Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal