Cotidiano

Produtores esperam vender 15 toneladas na Semana do Peixe em Dourados

As atividades terão apoio de caminhões-feira

Diego Alves Publicado em 15/10/2015, às 01h45

None
foto-prefeitura-dourados.jpg

As atividades terão apoio de caminhões-feira

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, participou na terça-feira (13), em Dourados, da abertura da Semana do Peixe, que segue até o próximo domingo (18), e tem seu foco voltado à comercialização e incentivo ao consumo de alimento saudável.

Na oportunidade, o secretário destacou a importância da atividade e a forma como o Governo do Estado inseriu o fomento a cadeia produtiva do peixe entre suas prioridades. “Vemos na piscicultura uma alternativa extremamente importante para geração de renda, especialmente para o pequeno produtor”, disse.

Oportunidade ímpar para aproximar consumidores e produtores, a Semana do Peixe, segundo Fernando Lamas, tem total apoio do Governo do Estado por conta do interesse em fomentar o desenvolvimento da atividade em Mato Grosso do Sul. “Precisamos de alternativas como essas para ajudar o Brasil na árdua tarefa de ampliar o consumo que hoje está muito abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, afirmou.

Semana do Peixe

As atividades de comercialização terão apoio de caminhões-feira do MDA (Ministério da Pesca e Aquicultura), que conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, como câmaras frias, balcão expositor refrigerado e balanças, e que se revezarão entre os parques Antenor Martins (Parque do Lago), Primo Vicente (Rego D’Água) e as feiras.

Mais dois caminhões câmara-fria (um do MDA e outro da MS-Peixe) e dois caminhões de carga viva – que levarão os peixes para o abate no frigorífico – darão apoio as atividades.

As feiras participantes da Semana do Peixe são: a do Parque dos Ipês (que funciona na terça-feira, das 17h às 21h), a da Praça do Cinquentenário (funcionando quarta-feira, das 7h às 21h), a da Praça do Parque Alvorada (que funciona na quinta-feira, das 7h às 21h), a do Ceper do 3º Plano (aberta na sexta-feira, das 7h às 21h) e a Feira da Rua Cuiabá (aberta no sábado durante o dia e a noite e no domingo até às 12h).

A meta da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria (Semafes) é comercializar neste período pelo menos 15 toneladas de peixe das espécies pintado, catfish, pacu, patinga e tambacu, criados em cativeiro em Dourados e região.

Além das atividades de comercialização uma oficina gastronômica acontece no dia 16, Dia Mundial da Alimentação Saudável, na sede do sindicato Rural dentro da programação da Semana do Peixe.

Jornal Midiamax