Representante fez uso da tribuna para expor reivindicações da categoria
O presidente do Sinterms (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia das Empresas Públicas e Privadas de Mato Grosso do Sul), Adão Júlio da Silva, esteve na manhã desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Campo Grande. O sindicalista ocupou a tribuna para expor as reivindicações da categoria aos vereadores.
Como havia dito antes ao Midiamax, os radiologistas pedem, entre outras exigências, adicional de insalubridade (40%), atualização dos valores de gratificação do SUS e ainda controle de qualidade dos aparelhos utilizados pelos técnicos. Este último pedido, conforme o Sinterms é de urgência, pois eventual vazamento de radiação pode causar graves danos à saúde. A gratificação, no entanto, de acordo com Adão não é atualizada desde 2004, quando foi ‘congelada’.
“Viemos pedir apoio dos vereadores para nossa causa”, comentou. Além dele, outros representantes da categoria estiveram no plenário vestidos de amarelo e com placas para chamar a atenção das autoridades. Por causa das reivindicações os técnicos que atuam nos ambulatórios entraram e greve e apenas os trabalhadores do atendimento de urgência e emergência continuam com as atividades.
Adão explicou que ontem se reuniu com o secretário de Administração de Campo Grande, Wilson do Prado para discutirem sobre as reivindicações. No entanto, apesar de ter sensibilizado com a causa, do Prado teria afirmado que a Prefeitura não pode atendê-los neste momento.
“Falamos com ele ontem, mas ele nos disse que a Prefeitura não pode atender nossas reivindicações no momento”, disse Adão. A Sesau (Secretaria de Saúde Pública Municipal), por sua vez, recebeu as solicitações da classe e encaminhou à Procuradoria Jurídica do município.