Prefeitura quer pagar salários diretamente aos coletores da Solurb para evitar greve
Coletores ficaram quase duas semanas em greve
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Coletores ficaram quase duas semanas em greve
A Prefeitura de Campo Grande quer passar a depositar os salários dos trabalhadores da Solurb diretamente na conta de cada um deles em vez de repassar o dinheiro para a empresa e assim, evitar atrasos no pagamento e novas greves na Capital.
“Já estou tomando providência para determinar o depósito na conta dos trabalhadores. Essa é uma obrigação da Slourb, mas vou tentar mandar depositar o salário na conta para que recebam em dia”, disse o prefeito.
Na conciliação entre a Solurb e o sindicato da categoria no Tribunal Regional do Trabalho, no dia 18 deste mês, foi cogitada a possibilidade de os depósitos serem feitos em juízo, na conta indicada pela Justiça para evitar novos problemas.
Greve
A greve dos trabalhadores da Solurb começou no dia 8 de setembro. O pagamento deveria ter sido depositado até as 17 horas daquele dia, mas como não foi feito, foram realizadas assembleias e os trabalhadores decidiram suspender as atividades até a regularização dos salários.
No mesmo dia, a Solurb informou por meio de nota que a Prefeitura de Campo Grande tem três faturas em aberto, totalizando R$ 23,7 milhões , além de reajustamentos que estão atrasados há mais de 14 meses. O contrato inclui a coleta de lixo e outros 13 serviços (incluindo varrição, roçagem, capina). O custo mensal varia conforme o volume de serviço executado, cada qual com sua unidade de medida (tonelada, metro quadrado, quilômetro, quilograma, unidade).
No dia 14, a Justiça determinou que a empresa e o sindicato retomasse a coleta de lixo hospitalar e no dia 15 dia, determinou a volta da coleta de lixo, com possibilidade de multa diária. Ao todo foram cinco ações que determinam que a empresa retome os serviços de coleta. Foram três da Prefeitura, uma do Ministério Público e uma de associação sem fins lucrativos. A coleta do lixo em Campo Grande está paralisada desde o dia 9. A Solurb alega que a Prefeitura deve salários atrasados.
Na noite do dia 18, após a conciliação, a coleta de lixo foi retomada em Campo Grande, porém nem todos os bairros foram atingidos no primeiro momento, causando reclamações dos moradores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.