Prefeitura intensifica capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal

No primeiro semestre 1.300 servidores foram capacitados  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No primeiro semestre 1.300 servidores foram capacitados  

No primeiro semestre de 2015 a Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou dez ciclos de cursos e capacitações para os mais de 1.300 servidores da Guarda Civil Municipal. As atividades seguem o cronograma estimado pela secretaria que tem como objetivo proporcionar uma continua reciclagem de conhecimentos e oportunizar o aprendizado de novas ferramentas de trabalho para seus profissionais.

Nos primeiros meses do ano 235 Guardas Civis Municipais concluíram o treinamento de armamento não letal, com a utilização da pistola de eletro-choque, Spark. Para o uso da Espingarda Calibre 12 foram treinados mais 36 servidores no mês de maio. O curso foi realizado em parceria com a Polícia Federal e DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).

Além dos treinamentos práticos, nestes primeiros seis meses foram realizadas palestras com temáticas importantes, que destacam a atuação da Guarda Civil Municipal junto à população e as diversas frentes que ela pode atuar.  Em uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Desembargador Romero Osme Dias ministrou uma palestra sobre a Mediação de Conflitos e sua importante na solução de casos judiciais. Nos próximos meses, a capacitação deve continuar, e os servidores poderão atuar também como mediadores em casos jurídicos específicos.

O Abuso de Autoridade e Prisão em Flagrante foram o tema da palestra realizada recentemente para 330 servidores, pelo Delegado de Polícia Civil, Bruno Urban. O treinamento mostrou a importância da postura ética que os profissionais devem adotar na sua conduta de trabalho, e destacou os cuidados que devem adotar durante os procedimentos inerentes a cada ocorrência.

Valério Azambuja, titular da Secretária Municipal de Segurança Pública, destaca que as capacitações fazem parte do plano de segurança elaborado para a capital. “Buscamos colocar nas ruas profissionais cada vez mais treinados para prestar um serviço de excelência aos cidadãos. A cada novo treinamento temos servidores mais capacitados e motivados. Os cursos atendem a necessidade de proporcionar, a eles, a oportunidade de se destacar no desempenho de suas funções”.

Valério informa quer até o final do ano vinte novos treinamentos devem ser realizados, priorizando o curso de armamento letal. A avaliação psicológica dos integrantes acontece entre o período de 13 de junho até 7 de agosto.

Nos próximos meses, a Guarda Civil Municipal deverá atuar também na Fiscalização Ambiental. Para isso, 80 agentes serão capacitados e farão o curso de Fiscalização e Legislação Ambiental promovido pela SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Conteúdos relacionados