Cotidiano

Prefeitura intensifica capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal

No primeiro semestre 1.300 servidores foram capacitados  

Clayton Neves Publicado em 18/06/2015, às 13h37

None
unnamed_1.jpg

No primeiro semestre 1.300 servidores foram capacitados  

No primeiro semestre de 2015 a Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou dez ciclos de cursos e capacitações para os mais de 1.300 servidores da Guarda Civil Municipal. As atividades seguem o cronograma estimado pela secretaria que tem como objetivo proporcionar uma continua reciclagem de conhecimentos e oportunizar o aprendizado de novas ferramentas de trabalho para seus profissionais.

Nos primeiros meses do ano 235 Guardas Civis Municipais concluíram o treinamento de armamento não letal, com a utilização da pistola de eletro-choque, Spark. Para o uso da Espingarda Calibre 12 foram treinados mais 36 servidores no mês de maio. O curso foi realizado em parceria com a Polícia Federal e DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).

Além dos treinamentos práticos, nestes primeiros seis meses foram realizadas palestras com temáticas importantes, que destacam a atuação da Guarda Civil Municipal junto à população e as diversas frentes que ela pode atuar.  Em uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Desembargador Romero Osme Dias ministrou uma palestra sobre a Mediação de Conflitos e sua importante na solução de casos judiciais. Nos próximos meses, a capacitação deve continuar, e os servidores poderão atuar também como mediadores em casos jurídicos específicos.

O Abuso de Autoridade e Prisão em Flagrante foram o tema da palestra realizada recentemente para 330 servidores, pelo Delegado de Polícia Civil, Bruno Urban. O treinamento mostrou a importância da postura ética que os profissionais devem adotar na sua conduta de trabalho, e destacou os cuidados que devem adotar durante os procedimentos inerentes a cada ocorrência.

Valério Azambuja, titular da Secretária Municipal de Segurança Pública, destaca que as capacitações fazem parte do plano de segurança elaborado para a capital. “Buscamos colocar nas ruas profissionais cada vez mais treinados para prestar um serviço de excelência aos cidadãos. A cada novo treinamento temos servidores mais capacitados e motivados. Os cursos atendem a necessidade de proporcionar, a eles, a oportunidade de se destacar no desempenho de suas funções”.

Valério informa quer até o final do ano vinte novos treinamentos devem ser realizados, priorizando o curso de armamento letal. A avaliação psicológica dos integrantes acontece entre o período de 13 de junho até 7 de agosto.

Nos próximos meses, a Guarda Civil Municipal deverá atuar também na Fiscalização Ambiental. Para isso, 80 agentes serão capacitados e farão o curso de Fiscalização e Legislação Ambiental promovido pela SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Jornal Midiamax