Prefeitura da Capital disponibiliza 80 pontos de vacinação contra a Poliomielite

Secretário de Saúde abriu campanha de vacinação neste sábado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Secretário de Saúde abriu campanha de vacinação neste sábado

Durante todo o dia de hoje (15) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) estará empenhada no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2015 e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

 São 80 pontos de vacinação entre postos volantes e unidades de saúde, que atenderão das 8h às 17h. A abertura oficial Ada Campanha aconteceu nesta manhã, na UBS Maria Aparecida Pedrossian e segue até o dia 31 de agosto. A meta, recomendada pelo Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos contra a poliomielite.

A população alvo para a Campanha contra a Poliomielite na Capital é de 54.387 crianças e para a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, o público alvo é de 61.234 crianças menores de cinco anos de idade, que deverão ter avaliados a sua situação vacinal, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 “Mesmo que não haja registro de poliomielite desde 1990 no Brasil, é importante manter a cobertura vacinal das crianças para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente”, explica a gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, que no ato representou o prefeito Gilmar Olarte, não há contra-indicação e todas as crianças dessa faixa-etária devem ser vacinadas. “Para o Dia D, assim como o período de Campanha, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança menor de cinco anos. A intenção é diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas com as vacinas e também reduzir o índice de crianças com esquema vacinal incompleto”, alerta o médico e secretário Jamal.

Na abertura da Campanha também estavam presentes o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, a diretira de Vigilância em Saúde, Márcia Dal Fabbro e a gerente do Distrito Sanitário Leste, Évora Becker.

Serviço

Além da UBS MAPE, outros 80 pontos também estarão oferecendo as vacinas. Além de todas as unidades básicas de saúde, Centros Regionais e Unidades de Pronto Atendimento, haverá vacinação também nos shoppings Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e Campo Grande e ainda nas redes de supermercados Comper, Extra, Atacadão e Walmart. Após o Dia D, a Campanha segue em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Conteúdos relacionados