Semadur realizou vistoria e encontrou diversas irregularidades

Cidadãos com mobilidade reduzida encontram dificuldades para tirar passaporte no posto de atendimento da PF (Polícia Federal) no Shopping . Os que precisam de transporte público se deparam com uma longa escadaria assim que descem do ônibus. Já para os que têm carro, a falta de vagas reservadas e sinalizadas próximas ao setor torna o caminho mais longo e penoso. Distância agravada pelas condições de acesso: corredores estreitos e descobertos, muitos buracos, falta de sinalização, ausência de piso tátil e, até mesmo, carência de orientação sobre a localização do posto de atendimento.

Para mudar essa realidade e garantir às pessoas com deficiência um atendimento não excludente, o MPF (Ministério Público Federal) oficiou a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para vistoriar o local. A inspeção, realizada no mês passado, identificou diversas irregularidades, convertidas em notificações à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal e ao Shopping Center Campo Grande.

Em 30 dias, as instituições devem realizar obras para tornar o posto de atendimento acessível. Sinalização informativa e direcional deverá ser instalada no shopping, indicando rota segura, com sinalização tátil, faixa de pedestre e piso antiderrapante. Um acesso interno, pelo centro comercial, também deverá ser construído para facilitar o translado aos sanitários do shopping, de uso coletivo, e, caso a abertura não seja possível, banheiro adaptado precisará ser instalado na área de atendimento ao cidadão.

O shopping deverá, também, destinar duas novas vagas, próximas ao posto da PF, a deficientes físicos e a pessoas com mobilidade reduzida e realizar a cobertura dos espaços de circulação interligando o posto de atendimento à entrada do shopping mais próxima, garantindo segurança e conforto aos pedestres.

Caso as obras não sejam realizadas no prazo fixado pela Semadur, multa será aplicada.

(Com informações do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul)