Termo será assinado na Sesau

Para regularizar as 80 farmácias públicas que o município tem, a Prefeitura da cidade assina um termo de compromisso com o CRF (Conselho Regional de Farmácia), nesta terça-feira (16). De acordo com informações do conselho as farmácias públicas são clandestinas, já que não possuem registro junto ao conselho.

De acordo com o conselho de farmácia a Prefeitura da Capital havia ingressado com uma ação contra o CRF para que não houvesse a fiscalização dos estabelecimentos, o que acarretaria o fechamento dos estabelecimentos, que segundo o executivo municipal seriam apenas dispensários de medicamentos.

O que foi contestado pelo CRF, já que segundo o conselho as farmácias das unidades básicas de saúde pela atividade que exercem são consideradas farmácias e não apenas dispensários de medicamentos, e por isso, necessitariam de farmacêuticos no local para passar informações aos pacientes de como ministrar os medicamentos.

Segundo o conselho de farmácia a ação impetrada pela Prefeitura é da administração anterior. E um acordo foi feito para que não houvesse prejuízos para a população onde o executivo municipal se compromete a registrar os estabelecimentos o mais rápido, além de buscar assistência farmacêutica nas UBS (Unidades Básicas de Saúde da Família).

Em contrapartida o CRF isentará a Prefeitura de taxas e encargos, além da facilitar o registro dos estabelecimentos junto ao conselho.