Para atender Justiça, Prefeitura limpará bueiros do Coophatrabalho em duas semanas
Limpeza de bueiros deve começar dentro de duas semanas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Limpeza de bueiros deve começar dentro de duas semanas
Para atender à determinação judicial do juiz de Direito David de Oliveira Gomes Filhos, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), enviará nos próximos dias uma equipe técnica ao Bairro Coophatrabalho, em Campo Grande, para desobstruir bueiros. A medida inicial será seguida, posteriormente, de levantamento elaborado pela equipe.
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, técnicos devem ir ao Bairro dentro de 10 a 15 dias para vistoriar o local e falar com moradores. Na tarde desta quarta-feira (25), o líder da Associação dos Moradores do Coophatrabalho, Wiiliam da Silva, esteve na secretaria para pressionar o início das obras. Ele foi atendido pelo diretor de planejamento e projeto da secretaria, Paulo Bento.
“Viemos aqui saber quando a secretaria começará as obras, pois já houve determinação judicial ordenando mudanças. Eles nos deram prazo de 10 dias para enviar uma equipe técnica ao bairro e fazer um levantamento”, conta o presidente do bairro.
Moradores sofrem há mais de 15 anos com problemas de inundações e, consequentemente, destruição, tudo causado por falta de drenagem. Conforme o volume da chuva, moradores das ruas Tupuana e Adalgro, por exemplo, perdem parte da mobília e saem no prejuízo. A situação, além de revoltante, preocupa as famílias que, ao verem o tempo fechar, precisam ficar mais que atentas, pois já sabem o que pode ocorrer.
“A água entra nas casas. Por conta disso coloquei latas nos portões, pois a água traz muita sujeira da rua”, conta Maria do Carmo de Lima, moradora do bairro há 30 anos.
Ordem da Justiça
O juiz David de Oliveira Gomes Filhos acatou parcialmente pedido do MP-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e condenou o Município a limpar e desobstruir bueiros e tubulações da rede de drenagem de águas pluviais dos bairros Cophatrabalho, Jockey Club e Santo Antônio. A decisão do magistrado foi publicada no Diário Oficial do dia 9 deste mês.
“ (…) Ante o exposto, julgo parcialmente procedente os pedidos para condenar o Município de Campo Grande a limpar e desobstruir bueiros e tubulações da rede de drenagem de águas pluviais e apresentar cronograma específico de manutenção para as áreas mais afetadas pelas chuvas. Fica extinto o processo com resolução de mérito nos termos do art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil.”, diz a decisão do juiz.
A ação civil pública do MP, afirma que no bairro Coophatrabalho, por exemplo, “foi constatado que as enchentes decorrem da topografia em declive acentuado, deficitária rede de drenagem pluviométrica da região, aumento de impermeabilização do solo e falta de manutenção na rede de drenagem”.
Antes da decisão do Juiz, o Município foi ouvido e disse que promoveu todas as ações administrativas e as obras estão em execução ou já fazem parte de um planejamento, segundo consta no processo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.