Espaço ficará na Rua Pedro Celestino

Será inaugurado nesta sexta-feira (16), o novo CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) Cuña M’Baretê. A cerimônia vai acontecer às 10h, no novo espaço que fica na Rua Pedro Celestino, 437, Centro, com as presenças da vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, a primeira-dama, Fátima Azambuja e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, que comanda a pasta da Sedhast responsável pelo Centro.

O novo Ceam Cuña M’Baretê oferecerá atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma biblioteca feminista com obras de autores renomados e brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.

Histórico

Em 1999 foi criado o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, projeto pioneiro de Mato Grosso do Sul na política pública de enfrentamento à violência de gênero, com atendimento jurídico e psicossocial, acolhimento e orientações.

Nos anos que se seguiram, serviços foram criados, a legislação foi adequada, as políticas públicas foram implementadas, o que tornou  possível a especialização de atendimento à mulher, como por exemplo, projetos que visam a geração de renda e autonomia financeira. O antigo CAM funcionava na Rua 7 de Setembro.

No entanto, era necessário readequação física e estrutural para que o Centro continuasse cumprindo a missão de atendimento às mulheres, ação que será entregue hoje pelo Governo do Estado com a inauguração deste novo espaço.