No Dia da D da vacinação contra gripe, Sesau amplia atendimento

Expectativa da prefeitura é imunizar quase 200 mil pessoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Expectativa da prefeitura é imunizar quase 200 mil pessoas

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (9) o chamado ‘Dia D’ da vacinação contra gripe em Campo Grande. Durante toda a campanha, que começou no último dia 5 de maio e vai até o próximo dia 22, é imunizar quase 200 mil pessoas na Capital.

Para o primeiro Dia D da campanha, foram mobilizados 600 servidores da Sesau para atendimento nas 82 unidades de atendimento de Campo Grande, que vão funcionar até as 17h deste sábado.

Além das UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), CRS’s (Centros Regionais de Saúde) e UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento Médico), a prefeitura também instalou postos de vacinação nos shoppings Norte Sul Plaza, Campo Grande e Bosque dos Ipês, além das unidades dos supermercados Extra, Comper, Atacadão e Walmart.

A expectativa da Sesau é imunizar pelo menos 80% das 185 mil pessoas classificadas como ‘público-alvo’, crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, população indígena e carcerária, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais

“A vacina só faz efeito duas semanas após a aplicação e a intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do inverno, por isso é importante não deixar para a última hora”, explica a gerente Técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanoaka, sobre a ‘influenza’.

A Campanha de vacinação deu início em Campo Grande nesta terça-feira (05.05) e segue até 22 de maio. A princípio a Sesau recebeu 15 mil doses e espera a chegada do restante das 185 mil doses reservadas para a Capital ainda nesta quarta-feira. Com a campanha, o objetivo vacinar pelo menos 80% do público-alvo, de 185 mil pessoas.

A vacina contra o vírus influenza é contra indicado  para pessoas com alergia a ovos de galinha e derivados, e aquelas que apresentaram alguma reação a doses anteriores. Este tipo de gripe é transmitida pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados