Motoristas reclamam: campo-grandenses não sabem usar rotatórias

A falta de sinalização e consciência são as maiores reclamações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A falta de sinalização e consciência são as maiores reclamações

As rotatórias foram feitas para facilitar o trânsito de locais muito movimentados, mas podem acabar atrapalhando quando os motoristas não sabem usá-la. A equipe de jornalismo do Jornal Midiamax foi às ruas de Campo Grande para saber a opinião dos motoristas sobre este meio de ordenamento viário que, na linguagem técnica, é chamada de “interseção viária em círculo”.

E para você, qual a melhor saída: a rotatória ou o semáforo? A maioria dos entrevistados afirmou que muitas vezes a rotatória pode acabar atrapalhando.

“Acho difícil utilizar a rotatória. Outro dia mesmo um caminhão não parou na minha preferencial. Acho melhor o semáforo”, fala a auxiliar de serviços gerais, Adélia Ferreira. Outro motorista que não acha fácil a utilização é o estudante Lucas Meire Neves. “Meio complicado ainda mais no horário de pico, principalmente, está da Avenida Mato Grosso”, diz.

A maior reclamação é quanto a preferencial, quem tem direito de fazer primeiro a conversão? O motorista da direita ou da esquerda? Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a preferência é de quem estiver circulando por ela. Artigo 29 “O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá as seguintes normas:”

III – Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem,

b) No caso da rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

É mas os motoristas acham que não funciona, já que para muitas pessoas falta a consciência da utilização correta.

“Não é muito complicado. Acho que precisamos melhorar a sinalização, e o que percebemos é que falta conhecimento e também educação dos motoristas”, explica Wiliam Moraes, corretor de imóveis. A médica, Alessandra Chaves, fala que cada um faz o contorno de um jeito diferente. “Acho difícil, cada um faz de um jeito diferente, tem muito acidente”.

O funcionário público, João de Deus, ressalta que a melhor sinalização é o semáforo, já que a rotatória causa muita confusão. “Horário de pico não tem como, os motoristas não sabem como utilizar a rotatória, não dá certo. Tem que discutir um projeto e fazer um viaduto”, fala João.

“Difícil utilizar e esta da Mato Grosso (rotatória) é um caos para fazer a rotatória”, diz Donizete Sanches, motoboy. O vendedor Alenir Leonel, é enfático ao dizer que a preferência de utilizar a rotatória é de quem chega primeiro no cruzamento. “É muito complicado, e pelo que eu entendo a preferência da rotatória é de quem chega primeiro”, ressalta.

O mestre de obras, João Neves, acha que falta consciência de muitos motoristas. “Horrível, não sei se os motoristas têm consciência, e no fim da tarde e começo da manhã é um transtorno”, diz. “Falta muita coisa, e a consciência de cada um. Precisa respeitar um pouco mais o trânsito”, fala o encarregado de obras Nauveo Oliveira Santos.


Clique aqui para assistir ao vídeo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados