Disciplina Gestão Empreendora de Turismo é ministrada na 4ª série

Aconteceu nesta quinta-feira (26), no período da manhã, na Unidade Universitária da UEMS de , a I Mostra Empreendedora do curso de Turismo, cujo objetivo é apresentar os resultados da disciplina de “Gestão Empreendedora de Turismo” ministrada na 4ª série.

Na Mostra serão apresentados cinco planos de negócios desenvolvidos pelos alunos assim como a demonstração desses negócios fomentados por meio da criatividade e inovação, itens imprescindíveis para os futuros Turismólogos. As empresas são: Xaraés Assessoria em Eventos; Óvôkuti Hostel; Cestinhas Pantaneiras; Bem-te-vi observação de aves; e Pantanal Gourmet Confeitaria.

Essa ação acadêmica está alinhada com o perfil do Projeto Pedagógico de Curso de Turismo da UEMS de , ou seja, busca uma formação acadêmica desses alunos com ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas. Com essas características, possibilita a formação de  profissionais em turismo devidamente capacitados para atuar na área empreendedora do turismo, podendo gerenciar interesses de negócios e empreendimentos turísticos, bem como estar qualificado para elaborar projetos de ação empreendedora nos órgãos oficiais gestores de turismo e em empresas turísticas do setor privado.

Para o professor que ministra a disciplina de “Gestão Empreendedora de Turismo”, professor Dr. Djanires Neto: “Os alunos superaram todas as expectativas, pois desde o início do processo foram responsáveis para consolidar um plano de negócios em todas as suas fases, desde a ideia que concebeu a empresa, até mesmo estudos de viabilidade, assim como descrição do sumário executivo de todo o processo. Sabemos que ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar a algum lugar, é preciso planejar cada detalhe, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos e, mais do que tudo, acreditar na própria capacidade de transformar uma ideia num negócio lucrativo.”

Segundo depoimento da aluna e “sócia”da empresa “Xaraés Assessoria em Eventos”, Jane Aparecida da Silva “a disciplina de Empreendedorismo no curso de Turismo da UEMS despertou em nos acadêmicos o espirito empreendedor, a criatividade e vontade de realizar nossas ideias. Entendo que empreender é inovar, mesmo que seja por meio da releitura de um processo que já exista. Hoje estamos com nossas empresas pensadas em detalhes e podemos implantá-las  com os riscos calculados”.

Para coordenadora do Curso de Turismo, Prof. Dra. Daniela Sottili Garcia, “ações como essa são indispensáveis para a que os alunos vivenciem a prática de toda a teoria estudada em sala, e esta ação de empreendedorismo proporciona entre, outras coisas, possibilidade de aprofundar uma das ênfases deste Curso de Turismo”, defende a professora.