Meteorologista alerta para possibilidade de relâmpagos e chuva a partir de quarta-feira

A população deve ficar em alerta para os riscos dos fenômenos naturais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A população deve ficar em alerta para os riscos dos fenômenos naturais

O forte calor, em torno de 35 graus, deve dar uma trégua ao campo-grandense a partir da próxima quarta-feira (4). Todavia, a população deve ficar atenta para os riscos causados pela provável tempestade elétrica, bem como pela chuva de granizo, fenômenos comuns no verão, quando a temperatura alta colide com frentes frias.

De acordo com a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Meteorologia de Mato Grosso do Sul), a população deve evitar se expor em campo aberto, a partir de quarta-feira, mesmo que esteja somente nublado. “Muita gente gosta de praticar exercícios quando o tempo está nublado, pois, assim, o sol não castiga. Contudo, é sempre bom lembrar dos riscos das descargas elétricas. Os granizos também são comuns nesta época”, ressalta.

Além de Campo Grande, Cátia explica que a chuva deve atingir quase todo o Estado. Assim, na Capital e no interior, a temperatura prevista não deve passar dos 30 graus. “O dia já deve amanhecer mais ameno, em comparação com os últimos dias”, diz.

A meteorologista conta que há um sistema de alta pressão sobre o Estado. Isso está impedindo a chegada de chuvas e deixando as cidades bastante quentes. “É preciso tomar cuidado com os ventos fortes”, adverte.

Alerta de raios

Cátia comemora a chegada, à Capital, do serviço de alerta de raios, que está sendo implantado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “O professor Moacir Lacerda instalou sensores que medem as descargas elétricas com uma antecedência de até 30 minutos”, diz.

Segundo Braga, o novo serviço vai trabalhar integradamente com a meteorologia de todo o Mato Grosso do Sul, respaldando as previsões de tempo.

Conteúdos relacionados