teve a emancipação em 2003

O mais novo município sul-mato-grossense, Paraíso das Águas, foi oficialmente colocado no mapa pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os novos mapas políticos do Brasil foram divulgados pelo órgão nesta segunda-feira (22) e com isso o município entra nos mapas.

Paraíso das Águas teve a emancipação em 2003, mas a instalação foi feita em 1º de Janeiro de 2013. A cidade possui pouco mais de cinco mil habitantes, de acordo com a Prefeitura. Os principais rios são o Sucuriú, Rio Verde, Paraíso e São Domingos.

Além de Mato Grosso do Sul outros três estados aumentaram os seus municípios, em relação à última série de mapas divulgada em 2010, pois o Brasil ganhou cinco municípios em 2013, totalizando 5.570 unidades.

Santa Catarina ganhou dois novos municípios: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Outros dois municípios surgiram em diferentes estados: Mojuí dos Campos (PA) e Pinto Bandeira (RS). Foram divulgados novos mapas políticos de 14 estados do Brasil. Segundo o Governo Federal as outras 13 unidades da federação terão seus mapas divulgados no segundo semestre.

Os mapas estão disponíveis no site do IBGE, em formato PDF. Os mapas dos 26 estados têm escala de 1:1.000.000, ou seja, um centímetro representa dez quilômetros. Já o mapa do Distrito Federal foi feito na escala de 1:100.000 (em que um centímetro representa um quilômetro).