Aluízio dos Santos liderou Comissão Antidrogas

O juiz Aluízio Pereira dos Santos, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri e atual diretor do Fórum da Capital, recebeu nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de , o Diploma de Honra ao Mérito pela Valorização da Vida do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitor André Zílio Maximiniano.

A homenagem faz parte da programação da XVII Semana Nacional Antidrogas, organizada pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead) e Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que tem o intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do uso de drogas e no combate ao tráfico.

Aluízio Pereira dos Santos esteve à frente da Comissão de Licitação do Conselho Estadual Antidrogas até fevereiro deste ano. Durante sua gestão o magistrado trouxe uma nova dimensão para a realização dos leilões de veículos apreendidos, tornando o Estado de MS referência nacional na realização de leilões.

O juiz foi responsável pela divisão de MS em cinco circunscrições, à frente das quais atuam cinco leiloeiras que deixaram apenas de realizar o leilão em si para fazer o levantamento da quantidade de veículos apreendidos nas delegacias, sua avaliação e também todo o desembaraço necessário para a efetiva venda do bem.

Com isso, houve uma grande redução do número de veículos apreendidos se deteriorando nos pátios de órgãos públicos, além do aumento no número de leilões, que também passaram a ser realizados via internet, incrementando sobremaneira as verbas recolhidas. Segundo o Conselho Estadual Antidrogas, durante a administração do juiz foram realizados oito leilões que arrecadaram mais de R$ 3,3 milhões com a venda de cerca de 800 automóveis.

Os valores arrecadados são repassados à Secretaria Nacional Antidrogas que destina os recursos para projetos de combate ao tráfico de entorpecentes.