O secretário de Cultura, Athayde Nery participou da abertura do seminário

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery participou na manhã desta terça-feira (23) em Jardim, cidade a 239 quilômetros de Campo Grande, da abertura do Iº Ciclo dos Seminários Regionais do Prosimc  (Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura). A cerimônia aconteceu no CAT (Centro de Atendimento ao Turista do município).

Jardim é sede da microrregião da Serra da Bodoquena, agregando os municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho, com seus respectivos gestores representantes.

“Temos que pensar globalmente, agindo localmente. Estamos reunidos aqui para nos organizar antes de disputar um orçamento público, para que ele seja pensado e destinado ao crescimento econômico através da cultura e do valor cultural que cada cidade carrega. Nós apoiamos e orientamos, mas a organização por meio de políticas públicas para a cultura deve vir do esforço de vocês”, afirmou Athayde dirigindo-se aos gestores dos municípios citados acima.

Após a conversa com o secretário, o Seminário continuou, com os temas: “Cultura, Cidadania e Direitos Culturais” e “Sistema Municipal de Cultura – Panorama e Estruturação”, dirigidos pela superintendente de Economia Criativa da Sectei, Cláudia Medeiros, pelo assessor de projetos da Superintendência de Economia Criativa, Baldinir Bezerra e o chefe da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Vitor Maia.

Athayde aproveitou a viagem para conhecer O Cemitério dos Heróis, um patrimônio histórico de Jardim, onde foram enterrados heróis nacionais, no episódio da Retirada da Laguna, como o coronel Carlos de Morais Camisão, o tenente-coronel Juvêncio Cabral de Menezes e o José Francisco Lopes, o Guia Lopes.

O 1º Ciclo de Seminários Regionais vai até o dia 13 de julho, com o objetivo de refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entres os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.