O político é nacionalmente conhecido por se envolver em inúmeras polêmicas

A de Mato Grosso do Sul concederá a medalha Tiradentes, uma homenagem a pessoas que prestam serviços relevantes à população e a Polícia Militar do Estado, a 31 pessoas públicas. Entre elas, o capitão da reserva do Exército Brasileiro e deputado federal do Rio de Janeiro Jair Bolsonaro. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Estado.

O político é nacionalmente conhecido por se envolver em inúmeras polêmicas, se indispondo com homossexuais, mulheres e pela defesa ao militar de 1964 (citada por militares como Revolução Democrática).

Desrespeito

Os comentários públicos do deputado não se destinam somente aos gays, mas a mulheres e também negros. Tanto que nos últimos quatro anos, Bolsonaro foi alvo de duas representações no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados e cinco representações na Corregedoria da Casa.

Por exemplo, em 2008, durante uma entrevista à RedeTV na Câmara dos Deputados, ele e a então deputada Maria do Rosário (PT-RS) discutiram e se empurram diante das câmeras. Irritado com a situação e afirmando que a deputada o chamou de estuprador, Bolsonaro respondeu: “Você me chamou de estuprador, você me chamou de estuprador! Vagabunda! Vai dizer que você é uma coitada agora? Chora agora. Eu não tenho medo de perder meu mandato por quebra de decoro”.

Em março de 2011, ao ser questionado em rede nacional pela cantora Preta Gil sobre o que ele faria se soubesse que um filho seu se apaixonasse por uma negra, Bolsonaro respondeu: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”. No entanto, o deputado afirmou em nota divulgada posteriormente que entendeu errado a pergunta e achou que a artista se referia a uma relação homossexual.

Em junho do mesmo ano, Bolsonaro afirmou que preferiria um filho morto a um herdeiro gay e diz que ser vizinho de um casal homossexual é motivo de desvalorização de imóvel.

“Seria incapaz de amar um filho homossexual. Não vou dar uma de hipócrita aqui: prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo”, disse. Em outro trecho da entrevista à revista Playboy, ele acrescentou: “se um casal homossexual vier morar do meu lado, isso vai desvalorizar a minha casa! Se eles andarem de mão dada e derem beijinho, desvaloriza”.

Homenagem

A medalha Tiradentes tem por objetivo condecorar cidadãos. De acordo com o Decreto N. 1.542, de 25 de fevereiro de 1982, artigo 1º, ela é “destinada a galardoar civis e militares que tenham prestado assinalados serviços a Corporação, e policiais militares que, no seio da classe, se destaquem pelo seu valor pessoal de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual”.

A assessoria da Polícia Militar foi questionada pela equipe de reportagem sobre qual o serviço relevante prestado pelo deputado a Mato Grosso do Sul e informou que vai verificar qual foi o militar responsável pela indicação da homenagem e qual o motivo.