Isentos que faltarem Enem este ano vão perder direito ao benefício

Mais de 74% dos inscritos estão nessa condição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 74% dos inscritos estão nessa condição

O Ministério da Educação publicou hoje (16) no Diário Oficial da União portaria determinando que candidatos isentos da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que faltarem nos dois  diasde provas, sem justificar a ausência, perderão o benefício para uma próxima edição. Neste ano, dos 7,7 milhões de inscritos, mais de 5,7 milhões não pagaram para fazer o exame. Eles representam mais de 74% do total.

Em Mato Grosso do Sul, são 132 mil inscritos e, considerando esse percentual de isentos, são mais de 92 mil.

A portaria desta sexta-feira muda regra publicada anteriormente, segundo a qual apenas os estudantes isentos que terminam o ensino médio em 2015 seriam penalizados caso faltassem o exame. Agora, a punição se estende a todos beneficiados pela isenção.

São isentos da taxa de inscrição de R$ 63 para o exame os candidatos de baixa renda e os concluintes do ensino médio na rede pública. As faltas, esclarece o Inep, causam desperdício de recursos públicos na impressão e distribuição de provas. 

Quem faltar ao exame pode apresentar justificativa, que será analisada pelo Inep. No ano passado, dos 8,7 milhões de estudantes inscritos isentos e pagantes, 2,5 milhões faltaram, um percentual de 28,6%. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Conteúdos relacionados