O frio pode chegar a 1ºC em algumas regiões no próximo mês 

Começa neste domingo (21) às 12 horas e 38 minutos, a estação mais fria do ano. O inverno tem características bastante peculiares, entre baixa umidade do ar, escassez de chuvas e frio intenso, que neste ano deve chegar a 1ºC em julho, neste mês, a tendência é de que a temperatura suba já neste fim de semana.

Em , neste sábado os termômetros já chegam a 24ºC e no domingo a 27º, com mínima de 15ºC e 17ºC, respectivamente. Na Grande Dourados, durante o mês os termômetros podem chegar a 38ºC. As precipitações tendem para a escassez de chuva e baixa umidade relativa do ar.

Já em julho, a temperatura deve cair significativamente, chegando a 1ºC na região noroeste do Estado. No extremo sul e sudeste a temperatura deve ficar abaixo da média histórica, que em Amambai, por exemplo, é de 2,6º C. e em Ponta Porã de 4,6ºC.

Nas demais regiões o frio deve ficar dentro da média, que varia entre 8ºC e 11ºC. A umidade relativa tende a ficar abaixo do valor recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 60%. A umidade mínima prevista é de valores abaixo de 30%, como ocorreram nos anos anteriores, principalmente a região do bolsão.

As chuvas devem ficar acima da Normal Climatológica (NC) na região central, sudeste e bolsão. Na região próxima de Corumbá e Ladário há possibilidade de chuvas abaixo da média e por consequência tempo seco e possibilidade de aumento nas queimadas.

Em agosto o frio deve diminuir um pouco em quase todo o Estado, mantendo temperatura abaixo dos 5ºC apenas no extremo sul de MS, Paranhos, Tacuru, Sete Quedas e Coronel Sapucaia, por exemplo. A tendência em relação à umidade relativa é de valores abaixo de 40% em vários momentos do mês.  As chuvas também devem ser mais amenas.

Setembro deve encerrar a estação com temperatura acima da média em todas as regiões, especialmente na região oeste (sudoeste) nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Jardim, Bonito e Bodoquena.

As chuvas também devem ficar abaixo da média, principalmente nas regiões de Paranaíba e Cassilândia. Em Campo Grande, esperam-se chuvas abaixo de 73,9 milímetros.