Ações começam nesta segunda-feira

Na segunda-feira, dia 29/6, às 14h, a Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Mato Grosso do Sul (Febesul) realizará um debate do ‘Dia D em Defesa da Saúde' na Santa Casa de . A ação é a primeira etapa da campanha ‘Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo' proposta pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS.

Na ocasião, gestores dos hospitais Santa Casa, Nosso Lar, Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Hospital São Julião, Maternidade Cândido Mariano irão esclarecer para autoridades e representantes dos vários setores da sociedade as dificuldades enfrentadas pela rede de atendimento e as consequências de um provável colapso do sistema para o SUS. 

A campanha nacional foi idealizada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país, e pretende alertar os brasileiros para a condição financeira precária das instituições filantrópicas. 

 “Precisamos primeiro envolver os municípios, entidades de classe, Ministério Público, conselhos, sindicatos, organizações sociais, imprensa, profissionais da saúde, pacientes e voluntários locais para, por fim, buscar o apoio do congresso nacional”, explicou Edson Rogatti, presidente da CMB. 

Dessa maneira, os gestores irão abordar as formas de financiamento e discutir medidas em busca de uma solução para o problema que atinge todas as regiões do país. Esses encontros acontecerão simultaneamente em todos os municípios. 

“Estamos certos de que a divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas. Este é o objetivo principal do nosso movimento”, finaliza Rogatti. 

Todos os municípios do Brasil que aderiram ao Movimento Nacional irão promover ações neste dia, chamado de Dia D da Saúde Municipal. No estado de São Paulo, cerca de 50 entidades irão realizar algum tipo de ação. No dia 13/07, a ação será nos estados e no dia 4/08 será realizado o Dia D da Saúde em Brasília.