Cartão de vaga especial será informatizado a partir da próxima semana

A fase de capacitação dos agentes de trânsito e servidores do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a campanha “Esta Vaga é Muito Especial”, já tem início nesta sexta-feira (3). A campanha é resultado da assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre Ministério Público, e parcerias entre (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Detran, e Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) assinado no dia 27 de maio.

Segundo informações da assessoria da , os estabelecimentos já passaram pela fase de adequação com a destinação do número de vagas especiais aos motoristas, que devem obedecer ao percentual de 2% para deficientes e 5% para idosos. Ainda segundo informações a capacitação de multiplicadores, em torno de 540 funcionários dos estabelecimentos envolvidos na campanha, começa na próxima terça-feira (7).

Os veículos que forem autuados estacionados em vagas especiais poderão ser removidos do local, de acordo com informações. A multa prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é de R$ 53,20 e 3 pontos na (Carteira Nacional de Habilitação).

Cartão Especial

O pedido do cartão para uso das vagas especiais será todo informatizado, a partir do dia 9 de julho, quando o cadastro passará a ser feito pela internet. De acordo com a assessoria de comunicação da agência, o sistema veio para facilitar, já que o requerente da vaga especial só precisará comparecer ao local para retirar o cartão uma única vez.

Diferentemente de como é realizado hoje, que é necessário retirar o formulário na sede da Agetran, juntar com os documentos exigidos e retornar para dar entrada no pedido e posteriormente retirada do cartão.

Ainda de acordo com a agência com a implantação do sistema on-line as agências do Detran e a Central de Atendimento ao Cidadão passarão a expedir o documento.