Cemtec alerta para o risco de queimadas

A sexta-feira (7) começou com ventos fortes na Capital, chegando a 45 Km/h, registrado por volta das 13 horas. Para este dia a previsão é de sol e calor, com a umidade relativa do ar em 30%.

Para o fim de semana, a previsão do tempo em Mato Grosso do Sul indica calor e umidade relativa do ar crítica, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste do Estado. Em a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%. No domingo a umidade pode atingir 19%.

O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) atenta para o risco de queimadas, que estarão críticos em quase todo o MS, visto a umidade do ar e altas temperaturas, e ao índice de radiação ultravioleta, que deve ficar entre 7 a 9 para o Estado, valores considerados alto e muito alto. Onde há nebulosidade esse índice tende a ser atenuado em até 70%.

Conforme informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a temperatura no Estado, entre sábado (8) e terça-feira (11), deve ficar entre 14 ºC e 36 ºC e não há previsão de chuva para nenhuma região. Na Capital o dia mais quente deve ser neste sábado, quando a temperatura deve ficar em 34 ºC. Na terça o calor deve diminuir um pouco, mas ainda fica na casa dos 31 ºC.

Variação de nebulosidade somente no oeste e sudoeste, especialmente no domingo quando a nebulosidade aumenta no fim da tarde. Destaque para os ventos que estarão moderados com eventuais rajadas de cerca de 60km/h no sul.

Na segunda-feira, se formará um canal de ventos  úmidos de norte sobre o Paraguai, onde haverá chuvas que podem avançar para o sudoeste e Pantanal do MS.

Terça-feira de tempo parcialmente nublado com temperaturas em discreto declínio, mas ainda acima dos 30°C na capital e chegando a 34°C no norte.