Relatório diz que serviço é ineficiente

A fila de espera por atendimento médico especializado em é grande e a consulta pode demorar cerca de oito anos, conforme relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre o Programa de Fiscalização em Entes Federativos. As informações são baseadas em fiscalizações feitas entre 25 e 30 de junho de 2015.

Em Campo Grande, apenas a Santa Casa e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferecem vagas de neurocirurgia. Por mês são disponibilizadas 190, no entanto, 1.860 pacientes aguardam na fila de espera e 1.632 esperam pela primeira consulta nessa especialidade.

O tempo de espera é longo são 1.046 dias, quase três anos para quem espera pela primeira consulta. Já o retorno é um pouco mais rápido, são 34 dias no Hospital Regional e 94 na Santa Casa.

No CEM (Centro de Especialidades Médicas) e no Cemed (Centro de Especialidades Médicas) da Anhanguera Uniderp são oferecidas 242 vagas, porém, a fila chega a 6.303 pacientes e 4.546 aguardam pela primeira consulta. O tempo é de 2.914 dias, quase oito anos.

O problema, também apontado no relatório, é a falta de profissionais capacitados. Apesar da demanda, existem apenas um médicos especialistas em neurocirurgia na Santa Casa e outros quatro no Hospital Regional. No CEM e no Cemed o número é ainda menor, são três neurologistas.

Com base nas informações, o relatório conclui que o sistema de fila de espera- Sisreg (Sistema de Regulação da Saúde)- implantado em Campo Grande é ineficiente. A Controladoria encaminhou ofício sobre o caso para a Prefeitura da Capital, que por sua vez, não se posicionou sobre o fato.