Tipagem O- e O+ estão abaixo da média

O feriado prolongado do final de semana, deixou os estoques de sangue, O negativo e O positivo, abaixo da média ideal em , fazendo com que o Hemosul convoque os doadores com urgência.

De acordo com a central de doações, o tipo sanguíneo O negativo, chamado de doador universal, por ser compatível com todos os tipos de sangue, está com apenas seis bolsas estocadas, enquanto o ideal seria pelo menos 30. Já a tipagem O positivo, que também pode doar para todos os tipos positivos (A+ B+ AB+ e O+), está com 120 bolsas, sendo ideal 190.

Quem já é doador, ou quiser começar a ser, pode procurar o Hemosul, a Santa Casa, o Hospital Regional, e as unidades do interior, com documento de identidade, ou similar com foto, ter no minímo 55 quilos, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção, estar descansado e alimentado, para realizar a coleta.

Também é recomendado que o doador não ingira bebida alcoólica, pelo menos 12 horas antes de doar, não fumar 1 hora antes e após a doação, e evitar alimentos gordurosos no dia. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos.

Guarda Sangue Bom

A Guarda Civil de Campo Grande, lançou a campanha “Guarda Sangue Bom, Salvar Vidas está no nosso Sangue”, que acontece entre os dias 14 e 31 de outubro, e hoje parte da equipe foi dispensada das atividades para fazerem a coleta no Hemosul.

Confira abaixo o horário de funcionamento das unidades

HEMOSUL: Seg. à Sexta: 7h às 17h / Sábado: 7h às 12h

SANTA CASA: Seg. à Quinta: 7h às 11h e 13h às 16h / Sexta: 7h às 11h e 13h às 15h

HOSPITAL REGIONAL:Seg. à Sexta: 7h às 12h

OUTRAS UNIDADES DO INTERIOR: Seg. à Sexta: 7h às 13h