Feirantes da Capital são orientados sobre a limpeza e recolhimento de resíduos

A ideia é que todas as feiras de Campo Grande sejam visitadas, atingindo cerca de 2600 barracas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ideia é que todas as feiras de Campo Grande sejam visitadas, atingindo cerca de 2600 barracas

A Solurb, em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), realiza, até o mês de setembro, uma campanha de educação ambiental em feiras livres.  A ideia é que todas as feiras de Campo Grande sejam visitadas, atingindo cerca de 2600 barracas.

 De acordo com a educadora ambiental da Solurb, Mara Calvis, o principal objetivo da campanha é sensibilizar os feirantes quanto à limpeza do local após o uso. “As feiras são uma tradição desde a Idade Média, mas nos tempos de hoje são gerados muito mais resíduos, o que não acontecia antigamente. Por isso, apresentamos aos feirantes uma cartilha educativa, com orientações sobre higiene do local e também entregamos sacos marrons para que os detritos sejam depositados corretamente”, explica.

 Além do ato de cidadania, de ajudar a manter a cidade limpa, o feirante pode evitar pagar uma multa, caso não cumpra o que está previsto no Código Municipal de Resíduos Sólidos e Disciplina a Limpeza Urbana em Campo Grande. “No material que entregamos, está escrito o que diz a lei. Em feiras livres, o responsável deve colocar recipientes de recolhimento dos resíduos sólidos em local visível e acessível ao público, além de manter sua área de atuação sempre higienizada”, ressalta a educadora.

 Segundo o secretário da Semadur, Valdir Gomes, havia reclamações da população por conta da sujeira que ficava aglomerada nas imediações das feiras e, por isso, optaram pelas ações educativas, visando conscientização. “Os feirantes são pessoas trabalhadoras e acredito que todo o apoio dado para que o ambiente de trabalho seja melhorado, será bem aceito. Junto com a Sesau, faremos a fiscalização, mas o foco é a educação ambiental”, afirma.

 “Desta forma, poderemos ter uma cidade mais limpa, além de promover, também, a qualidade de vida das pessoas que frequentam a feira, para que se sintam mais a vontade no local, que é ponto de encontro para muitas famílias”, conclui Mara Calvis.

 Em caso de dúvidas, informações, sugestões ou críticas, a Solurb mantém um serviço de atendimento via telefone. Basta ligar no 0800 647 1005.

Conteúdos relacionados