Faltando pouco para o Enem, estudantes trocam os livros por ‘dia zen’

Os alunos puderam relaxar em sessões de massoterapia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os alunos puderam relaxar em sessões de massoterapia

Entre lágrimas e gargalhadas, alunos de um cursinho de Campo Grande procuravam sanar as últimas dúvidas sobre os conteúdos aplicados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta sexta-feira (23). E para aliviar um pouco da tensão, a direção do local resolveu proporcionar um dia mais zen, oferecendo sessões de massoterapia aos alunos. 

De acordo com uma das diretoras do Cursinho Morenão, Dirce Gaboarde, todos os anos a administração do local procura envolver os alunos em atividades diferentes e este ano resolveram apostar mais no bem-estar deles. “Todo ano fazemos uma coisa diferente. Ano passado eles tiveram 15 aulas uma atrás da outra na véspera da prova, mas este ano resolvemos fazer algo mais leve pra tentar deixa-los mais calmos” explica Dirce.

Dirce conta que hoje os alunos estão livres para escolher que aula querem assistir e que os professores estão no local apenas para tirar algumas dúvidas. “Hoje estamos deixando eles livres. Os professores estão fazendo oficinas, cada um na sua área, e vão ajudando nas dúvidas que surgirem”, explica.

A professora de Biologia Melissa Escobar, destaca que a essa altura é notório o cansaço dos alunos e que o limite deles deve ser respeitado. “Eles estão todos muito ansiosos e mais conteúdo só atrapalharia por isso estamos revendo apenas alguns tópicos importantes. Cada um tem um limite de absorção e a partir do momento que esse limite é ultrapassado, ele transborda e tudo é perdido”, ressalta Melissa.

Esta é a segunda vez que o estudante Gabriel Alex de 17 anos fará as provas do Enem, mas segundo ele o nervosismo é tanto que parece a primeira. Gabriel deixa cair uma lágrima enquanto conta que a pressão por parte da família para que ele tenha um bom desempenho é grande e isso acaba deixando-o mais nervoso. “Eu sei que meus pais querem o meu bem, mas nessa hora vem o medo de não conseguir dar o melhor, de não conseguir uma boa nota”.

Sentimento compartilhado pela estudante Denise Benites, 17. Para ela, que também fará o Enem pela segunda vez, a pressão no ambiente familiar e entre amigos faz com que a ansiedade aumente. “Estamos com um peso enorme nas nossas costas por que esta é uma prova decisiva na nossa vida por isso o medo de errar é grande”.

Gabriel e Denise participam das oficinas com os professores e ainda não passaram pela sala de massoterapia, mas os dois parabenizaram a direção do cursinho pela iniciativa e acreditam que a massagem ajudará muito. “É importante para relaxar, tirar o estresse e o peso. Ainda não fui, mas disseram que é muito bom”, diz Gabriel.

Esta é a primeira experiência do massoterapeuta João Agmar Andrade com alunos e para ele o cursinho acertou em cheio investido no bem-estar físico e também emocional dos alunos e isso irá ajudar muito no desempenho deles na hora da prova. “Relaxados eles terão mais tranquilidade para fazer a prova e consequentemente o rendimento deles vai melhorar pois vão se concentrar mais”, explica João.

João dá ainda algumas dicas para quem não tem a oportunidade de fazer uma sessão de massoterapia, mas quer deixar um pouco da tensão pré-prova. “O melhor a se fazer é deixar os cadernos de lado e descobrir o caminho mais fácil para relaxar, a sua válvula de escape. Ouvir música, caminhar ao ar livre e manter a cabeça fresca”, diz.

 

Dia mais tranquilo

Entramos em contato com vários cursinhos que ministram aulas voltadas para as provas do Enem e a maioria delas destacou que as atividades às vésperas das avaliações serão mais tranquilas.  Na última quarta-feira (21) a Escola Joaquim Murtinho realizou um simulado e hoje os alunos apenas tirariam dúvidas já no cursinho Nota Dez os alunos foram dispensados.

Conteúdos relacionados