Escola Judicial promove cursos para cerca de 170 pessoas
Sete cursos atualizaram profissionais em prestação jurisdicional
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sete cursos atualizaram profissionais em prestação jurisdicional
A Escola Judicial promoveu essa semana sete cursos que proporcionaram atualização de conhecimentos para cerca de 170 pessoas, sempre visando melhorar a prestação jurisdicional.
O curso Como elaborar a planilha de formação de preços da IN 30h/anº 02/08 e como julgar a licitação para a contratação dos serviços contínuos foi oferecido pela Zênite Informação e Consultoria S.A. a 18 servidores, com 30 horas-aula, para capacitar os participantes acerca das recentes modificações na legislação, nas melhores práticas de elaboração da planilha de composição de custos e formação de preços para a contratação de serviços de natureza continuada, além de fornecer subsídios para gerenciamento de contratos e apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas.
O XI Encontro de Secretários e Diretores de Administração das comarcas do Poder Judiciário envolveu 53 servidores, com 14,5 horas-aula, e proporcionou atualização e aprimoramento de suas funções gerenciais, como também a integração e o alinhamento com as Secretarias do Tribunal de Justiça de MS.
O curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, realizado a pedido do Coordenador de Mediação, Des. Romero Osme Dias Lopes, e do Coordenador de Conciliação, Des. Vladimir Abreu da Silva, com 40 horas-aula, foi disponibilizado para cinco comarcas, com 24 participantes em cada uma, entre servidores, juízes leigos, conciliadores e voluntários. A ideia foi capacitar os participantes, de forma a prepará-los para assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados a sua natureza e peculiaridade.
A 1ª turma do treinamento sobre Procedimentos e Rotinas do Distribuidor foi composta de seis servidores e carga horária de 12 h/a. Os participantes receberam treinamento relativo às atribuições do Cartório Distribuidor.
O diretor-geral da Ejud, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, explica que a Escola Judicial abre uma nova etapa, atendendo pedidos dos juízes do interior que querem treinamentos para que os servidores conheçam melhor as rotinas de distribuição de feitos judiciais.
“Assim, abrimos inscrições para as comarcas que solicitaram, comunicamos à Corregedoria, e temos um servidor da distribuição do Fórum de Campo Grande como instrutor para ministrar esse curso, sempre procurando fazer com que o Tribunal de Justiça se aproxime do servidor judicial”.
O treinamento sobre Procedimentos Criminais dos Juizados Especiais e Adjuntos Criminais para 24 pessoas, com 24 horas-aula, treinou e capacitou servidores lotados nos cartórios dos Juizados Especiais e Adjuntos Criminais sobre o conteúdo teórico penal e processual conexos aos trabalhos desenvolvidos nas varas especializadas, de modo a colaborar para o cumprimento da missão do Poder Judiciário, que é a prestação jurisdicional em tempo razoável.
Com 18 horas-aula e 12 participantes, a 5ª turma do treinamento sobre Procedimentos Criminais da Vara da Infância e Juventude – Área Infracional ofereceu orientações para servidores dos cartórios de competência da infância e juventude, com foco especial na área infracional, bem como atualizações acerca de assuntos específicos.
Por sua vez, o curso SAJ-Custas Judiciais teve 18 horas-aula para quatro pessoas, com a intenção de formar o servidor para atuar como instrutor nos treinamentos relacionados ao SAJ custas.
O objetivo foi capacitar e treinar servidores nos conceitos básicos de custas judiciais e práticas no Sistema SAJ/PG5-Custas, buscando sua profissionalização para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos atos processuais, resultando em qualidade da prestação jurisdicional.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.