Eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 4 de outubro
Em MS 900 candidatos pleiteiam 405 vagas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em MS 900 candidatos pleiteiam 405 vagas
No dia 4 de outubro próximo, será realizado o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. Pela primeira vez, a escolha terá data unificada em todos os municípios brasileiros. As eleições ocorrerão a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro.
Em Mato Grosso do Sul são mais de 900 candidatos pleiteando as 405 vagas disponíveis. Em Campo Grande, são 30 candidatos disputando 15 vagas, sendo cinco em cada Conselho Tutelar do município. Antes de serem habilitados a participarem do pleito de 4 de outubro, 79 candidatos passaram por quatro etapas avaliativas: exame de conhecimento, domínio de informática, análise de perfil profissiográfico e entrevista. Todas as fases foram eliminatórias, mantendo somente 30 candidatos que se mostraram aptos a desempenharem a função de conselheiro.
Esse é o maior processo de escolha de agentes público, depois da escolha de vereadores, e deve mobilizar no mínimo 90 mil eleitores em todo o Estado.
O que são os Conselhos Tutelares
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ficando estabelecida a exigência de que em cada município terá no mínimo um Conselho Tutelar, como órgão integrante da administração pública local, composto de cinco membros escolhidos pela população local.
Quem escolhe os Conselheiros Tutelares
São habilitados a votar no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares qualquer eleitor do município que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Para tanto, a Comissão Municipal responsável pelo processo de escolha providenciou junto ao Tribunal Regional Eleitoral, os cadernos com listagem dos eleitores das trinta sessões distribuídas nas oito regiões do município, bem como as urnas físicas.
Em cada uma das trinta sessões eleitorais, haverá um mesário e dois auxiliares para atender e orientar os eleitores na manifestação de suas escolhas, que devem ser consignadas em uma cédula nos moldes daquelas utilizadas no passado, em processos de eleições parlamentares e dos poderes executivos.
Serviço: Todas as informações dos candidatos e locais de votação estão disponíveis no endereço eletrônico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – www.pmcg.ms.gov.br/cmdca
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.