Detentos trabalham na reforma de escola estadual em Campo Grande

Gastos com obra são custeados com desconto dos salários dos próprios detentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gastos com obra são custeados com desconto dos salários dos próprios detentos

Detentos do regime semiaberto e aberto iniciaram na última quinta-feira (2) a reforma da Escola Estadual Flavina Maria da Silva, no Jardim Botafogo. O trabalho faz parte do Projeto Pintando e Revitalizando Educação com Liberdade.

A reforma é custeada com o dinheiro arrecadado por meio do desconto de 10% do salário dos presos que trabalham no regime semiaberto e aberto. De acordo com o idealizador do projeto, juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal, os próprios presos trabalham na obra e todos os custos com materiais são pagos com parte do salário (10%) dos apenados que estão empregados em órgãos públicos, parques e indústrias da cidade. De acordo com uma estimativa, o governo estadual já economizou mais de R$ 1,2 milhão com este projeto.

O tempo de duração da reforma na Escola Estadual Flavina Maria da Silva, orçada em R$ 97 mil, será de 45 dias, abrangendo pintura, pode de árvores e reforma geral dos dois pavilhões de salas de aula, pavilhão administrativo e quadra de esportes coberta. Além disso, serão construídas duas coberturas, uma delas na entrada da escola e outra entre o pavilhão administrativo e as salas de aula. O trabalho ainda contará com ações sustentáveis que garantirão a captação da água da chuva para a limpeza do pátio e irrigação de uma horta que será construída no local.

De acordo com o diretor do Presídio Semiaberto da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa, que coordena a execução das reformas, o projeto busca dar uma conotação mais próxima de tudo o que é feito na instituição, “Ele proporciona dignidade aos que lá trabalham, como também aos internos que têm a oportunidade de devolver para a sociedade uma justa remissão de pena”. Além disso, segundo o diretor, com um escola reformada os alunos passam a dispor de um local de estudo que estimula a busca por maior conhecimento. 

Conteúdos relacionados