Procissão reuniu aproximadamente 400 pessoas

Santo Antônio, o santo casamenteiro e também tido como padroeiro de , foi homenageado neste sábado (13), com festa durante todo o dia.

Logo pela manhã centenas de mulheres foram à Catedral do Santo, localizada no centro da Capital, para tentar a sorte e pegar um pedaço de bolo com uma aliança dentro. Este ano o bolo de 20 metros pesou duas toneladas e dentro deles foram distribuídas 1,2 mil alianças. A tradição diz que quem achar o anel se casará no ano seguinte.

Já no final da tarde de hoje cerca de 400 pessoas acompanharam a missa em homenagem a Santo Antônio. A celebração começou por volta das 17h40 e, em seguida, todos seguiram em procissão em volta da igreja. A liturgia foi conduzida pelo padre Odair, páraco da Catedral, Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, não participou da celebração em virtude de agenda no interior do Estado.

Uma das fundadoras da catedral, Elza da Silva Diniz, de 82 anos, conta que criou os filhos dentro da religião católica e se diz apaixonada pela paróquia e por Santo Antônio. “Não fiz nenhuma promessa, sou apaixonada pela minha igreja e por Santo Antônio por livre e espontânea vontade”, explicou.

Edna de Souza, 52, declara que se tornou devota por causa do marido. A fiel revela que presenciou muitos ‘feitos' do santo e, inclusive, participa de caminhada em homenagem a Santo Antônio, saindo da Catedral de Campo Grande até a de Terenos. Ano passado, segundo Edna, 300 pessoas fizeram o percurso de 32 quilômetros

“Sei de uma mulher que fez a caminhada no intuito de se casar. Ela se casou e no ano seguinte fez o mesmo trajeto com o marido como forma de agradecimento”, disse.

Ainda em homenagem ao Santo casamenteiro a catedral continuará festiva neste fim de semana com a realização da Quermesse. A festa teve início nesta sexta-feira (11) e deve atrair aproximadamente 800 pessoas somente na noite deste sábado.