Condomínios locam caçambas para depositar lixo, mas não têm onde jogar

Moradores de condomínios reclamam de mau cheiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Moradores de condomínios reclamam de mau cheiro

O lixo continua se acumulando em todas as regiões de Campo Grande. As lixeiras dos condomínios não suportam mais os resíduos, e muitos moradores estão locando caçambas para armazenar o material.

O pecuarista Américo Carlos Nogueira, 60 anos, entrou em contato com a equipe de reportagem do Jornal Midiamax pra mostrar sua frustração com a falta de coleta de lixo na cidade. “Nós alugamos uma caminhão no sábado para levar o lixo no aterro sanitário, mas, hoje, não consigo mais esse serviço”. Segundo ele, as empresas estão locando as caçambas para dar suporte ao lixo acumulado mas, não levam o lixo. Ele afirmou que conseguiu que um caminhão levasse, no sábado, o lixo no aterro, mas, desde então, a Solurb, empresa que administra a coleta em Campo Grande, não deixa qualquer lixo entrar no local.

“Temos um container de mil litros lotado. No máximo até quinta-feira tenho que sair com esse lixo daqui. Não dá pra aguentar o mau cheiro. As empresas estão dizendo que não querem pegar o lixo”, disse ele.  O condomínio Edifício Saint Paul, que fica na Rua Amazonas, 810, tem uma média de 160 pessoas.

O proprietário da Limpa Obra, Francisco Pita, comentou que, até o momento, eles já locaram 30 caçambas para serviço de lixeira em condomínios com o preço unitário de R$ 100/dia. “As lixeiras não comportam e, por isso, eles nos ligam”, explicou.

Francisco afirmou ainda que eles apenas locam as caçambas para o local, porque não há uma licença que os deixem levar o lixo no aterro sanitário. A Solurb é a única empresa que tem a concessão para o serviço de coleta de lixo na Capital. “Nós não podemos pegar e descarregar no lixão. Nós podemos ser multados”, ressaltou ele.

Ele comentou que ontem foi em uma reunião com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e que ele afirmou que caso o Solurb não volte a coleta, a Prefeitura vai entrar com uma licença provisória para as empresas de caçamba cadastradas na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) façam o serviço.

O presidente da Associação das Empresas de Locação de Bens Móveis do Estado de Mato Grosso do Sul, José Arthur Almeida Fernandes, confirmou a reunião com o prefeito e diz que, até amanhã, deve ter um parecer sobre o assunto. “O prefeito disse que pode conceder essa autorização caso o impasse com a Solurb não se resolva”, destacou ele.

A procura pela locação de caçambas é grande na cidade. De acordo com o funcionário da empresa “100 Entulho”, Rutênio Rocha de Arruda, nos últimos três dias quase 40 pessoas já procuraram o serviço.

O morador do condomínio, que denunciou o caso, diz ser a favor de liberarem as empresas de caçambas para levar o lixo. “Pelo menos liberar o lixão. Todos os condomínios tem volume grande de lixo. Todos estão lotados. Não aguentamos mais. Pagamos pelo serviço e não recebemos”, declarou ele.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Conteúdos relacionados

IFMS